Illya Nathasje

O Brasil terá 2.415 novas vagas em curso de Medicina e Imperatriz terá 80 delas. Anunciada pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, na noite de terça-feira (5), em Brasília, a decisão já foi publicada no Diário Oficial de ontem. O ministro destacou a ampliação das ofertas em cursos de Medicina como uma ação tomada em conjunto com o Ministério da Saúde para mudar a relação de médicos por 1.000 habitantes no país, calculada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2009, como baixa. O objetivo do projeto é melhorar a distribuição dos médicos pelo País, estimulando a interiorização deles.
Das novas vagas, a cidade de Marabá (PA) será contemplada com 60 e outras 40 ampliam a oferta já existente no campus de São Luís. As novas vagas (1.615 em universidades públicas e 800 em faculdades particulares) significam uma ampliação de mais ou menos 15% do total de vagas ofertadas no país. A expectativa é de que a implantação aconteça até o final de 2013, com a contratação de 1.618 professores por meio de concurso e investimento de R$ 399 milhões em infraestrutura. Mercadante frisou que o MEC não tem pressa nem quer atropelos na formação. Para ele: “O Brasil não precisa apenas de mais médicos, mas de mais médicos com qualidade”.

Madeira congratula

Ao tomar conhecimento da publicação no Diário Oficial da União, o prefeito de Imperatriz, que juntamente com o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) e a governadora Roseana Sarney encamparam a luta, buscando dotar Imperatriz da estrutura necessária para garantir a instalação do curso, fez questão de afirmar que “esta é uma excepcional notícia que agrada a todos, do gestor ao paí de família, cujo filho pensa em ser médico e todas as opções estavam distantes e mais caras, naturalmente”.
Madeira destacou que, como já publicado anteriormente, o Socorrão Municipal está apto a servir aos estudantes e professores como hospital referência. “Com todas as mudanças acontecidas e prestes a ganhar um moderno tumógrafo (a licitação está sendo preparada) a administração municipal dá assim sua contribuição para uma saúde melhor e a promoção, além do crescimento da cidade, de mais qualidade de vida para os imperatrizenses”. Além do Socorrão, a UPA e o Hospital Materno Infantil são essenciais na rede a ser utilizada pelo curso de medicina.
“Ver a cidade abrigar um curso público de medicina e ter a certeza que dois outros cursos serão implantados é realmente uma gratificante notícia para Imperatriz, neste ano em que ela completa 160 anos de existência”, encerrou Madeira.

Universidades públicas que terão novos cursos

Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca: 60 vagas
Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Alfenas: 60 vagas
Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Coari: 80 vagas
Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Barreiras: 80 vagas
Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Itabuna: 80 vagas
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo: 40 vagas
Universidade Federal de Goiás (UFG), campus Jataí: 60 vagas
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz: 80 vagas
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Pinheiro: 40 vagas
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis: 40 vagas
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop: 60 vagas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas: 60 vagas
Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Marabá: 60 vagas
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Caruaru: 80 vagas
Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba: 80 vagas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Santo Antônio de Jesus: 60 vagas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó: 40 vagas
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus São João del-Rei: 80 vagas
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Diamantina: 60 vagas
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Teófilo Otoni: 60 vagas
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Paulo Afonso: 40 vagas