Adonilson em entrevista a O PROGRESSO

Hemerson Pinto

Na tarde de segunda-feira, 22, O PROGRESSO foi até a residência do professor de História e bacharel em Direito, Adonilson Lima (PCdoB), que na manhã de ontem foi empossado vereador para os próximos dois anos na Câmara Municipal de Imperatriz. Com a chegada da nossa equipe ao Parque Sanharol, onde o vereador empossado mora há cinco anos, percebemos que a expectativa maior é por parte da comunidade.
Alguns moradores aproveitaram nossa presença para alertar: “Ele agora é vereador, cobra dele, precisa fazer algo por nosso bairro”, gritou uma mulher, referindo-se à falta de serviços de infraestrutura, saneamento básico, entre outros. A cobrança da moradora foi o primeiro assunto debatido com o mais novo vereador da cidade.
“O papel de vereador é o de maior sacrifício no que diz respeito à cobrança da população. É o político mais próximo da comunidade, e na visão da comunidade é que deve encaminhar a solução para todos os problemas do bairro e problemática da cidade. Temos essa compreensão. Moro no bairro que é de uma zona de alta periferia, não pretendo sair, tenho a convicção de que nós, numa relação de muita aproximação com o Governo do Estado e de muita cobrança com o governo do Município, teremos respostas significativas para mudar o perfil da infraestrutura do nosso bairro”, afirmou.
Adonilson lembrou de outros setores que necessitam de atenção e cobrança de melhorias, e que esses problemas existem em outros bairros de Imperatriz. Este trecho da entrevista ele arrematou com o seguinte pensamento: “São ações específicas para o meu bairro, onde vou atuar fortemente, sem perder de vista que assumo hoje como vereador da cidade de Imperatriz”.
Quando interrogado sobre a postura que deverá assumir na ‘Casa de Leis’ a partir da primeira sessão no ano de 2015, Adonilson respondeu: “Nossa postura, tal como as dos vereadores Rildo Amaral, Carlos Hermes e Aurélio, será de muita independência. Nenhum cidadão vota para um vereador que, caso se eleja, seja contra ou a favor do prefeito da cidade. Vota porque acredita no seu perfil, suas ideias e acredita que aquele vereador pode ajudar a comunidade. O prefeito de Imperatriz enfrenta grandes problemas na sua administração. Existem avanços, com a habilidade possível nós vamos encaminhar palmas quando elas merecerem, mas no momento em que a gestão tiver algum encaminhamento administrativo contrário aos interesses que nós sempre defendemos em favor do nosso povo, o mandado do professor Adonilson será uma trincheira de lutas”.
O professor Adonilson vai ocupar a cadeira de outro professor, Marco Aurélio (PCdoB), que renunciou ao cargo de vereador para assumir uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão, após sair vitorioso nas eleições de outubro de 2014.
Adonilson Lima tem 40 anos de idade e há 13 está em Imperatriz, sendo natural de Presidente Dutra-MA. Milita na política há 20 anos, com passagem de 12 anos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), quando morava em São Luís. Em 2008 disputou pela primeira vez o cargo de vereador alcançando a 2ª suplência, com 899 votos. Na disputa para senador, em 2010, conseguiu 226 votos, o que não foi suficiente para eleger-se. Nas eleições de 2012, Adonilson atingiu a marca de 685 votos e ficou na 1ª suplência.
O novo vereador que ocupará o cargo no biênio 2015/2016 tem três filhos e é casado com a operadora de master Maria do Carmo.