Na manhã desta quinta-feira (05), quando foi realizada no plenário Léo Franklin da Câmara Municipal de Imperatriz, a ultima sessão ordinária desta semana, o vereador e advogado, Adhemar Freitas Jr. (PSC), através de uma proposição de nº 38/2020, de sua autoria, solicitou ao prefeito Assis Ramos (DEM) e ao secretário municipal de Educação, José Antonio Silva Pereira, a aquisição de livros didáticos para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano para a Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho – Escola Bilíngue.
Para o vereador, “isso se faz necessário, visto que leva em consideração a necessidades de se promover uma política educacional inclusiva para os estudantes surdos com especificidade linguística reconhecida pela Lei Federal de Nº 10. 436/02 e o direito a ser considerado como sujeito bilíngue, onde a língua primeira é a Língua Brasileira de Sinais e a segunda a Língua Portuguesa na modalidade escrita. Ressalta-se que a oficialização e a regulamentação das Libras ocorreram em 2020, e deste então, a Comunidade Surda tem lutado arduamente pela manutenção e difusão dessa língua,”.
Adhemar Jr, ao fazer uso da tribuna Freitas Filho, no grande expediente, agradeceu aos vereadores que subscreveram a sua proposição e a todos que aprovaram, por unanimidade, a matéria. (Por: Joãozinho Cézar)
Comentários