A convite do presidente da Fundação Casa de Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzinger, o historiador e jornalista Adalberto Franklin fará, neste sábado, 31, uma conferência sobre as relações históricas e econômicas entre as cidades de Imperatriz e Marabá (PA). O evento faz parte do calendário de atividades que celebrarão, no próximo dia 5 de abril, os 99 anos de emancipação política dessa cidade paraense fundada por maranhenses no início do século XX.
Nos livros “Breve história de Imperatriz” e “Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz”, de sua autoria, Adalberto Franklin, que é membro da Academia Imperatrizense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, aborda fatos até então inéditos sobre o início do povoamento do território de Marabá, a partir da descoberta, em 1898, do caucho (Castilloa ulei), árvore da qual se extrai látex para o fabrico de borracha, nas matas da região do rio Itacaiúnas, o que provocou intensa afluência de pessoas para essa atividade e fez surgir o burgo de Marabá – nome de um poema de Gonçalves Dias, dado por um maranhense ao nascente povoado. Franklin também coordenou e comentou a terceira edição do livro “O Sertão”, de Carlota Carvalho, uma das mais importantes obras sobre os sertões maranhenses, que traz todo um capítulo sobre a fundação e povoamento de Marabá.
Após a palestra, que acontecerá no auditório da FCCM, a partir das 19h30, o historiador imperatrizense fará uma sessão de autógrafos de livros de sua autoria na área externa do prédio, “devidamente preparada para esse evento”, segundo informa a coordenadora da Fundação, Cátia Weirich.
A Fundação Casa de Cultura de Marabá é uma instituição municipal criada em 1984 que, para seu funcionamento, mantém convênios com diversas instituições estaduais e nacionais, entre as quais o Museu Emílio Goeldi, de Belém. Em suas dependências, está instalado o Museu Municipal de Marabá, o Arquivo Público Municipal, a Escola de Música e setores de estudos específicos, entre os quais os de Antropologia, Botânica, Geologia, Arquelogia e Zoologia.