Fundada em 1° de fevereiro de 1960 por um grupo de comerciantes e industriais liderado pelo prefeito em exercício Raimundo de Moraes Barros, a Associação Comercial de Imperatriz (ACI), como era denominada na época, evidencia, ao longo de sua trajetória, o trabalho realizado junto a autoridades municipais, estaduais e federais em busca do bem estar da coletividade.

Em 16 de abril de 1968, a ACI foi reconhecida como de utilidade pública, por meio da Lei Municipal N. 02/68, e no ano de 1972, diante do crescimento das atividades industriais, a jurisdição da ACI foi ampliada e a entidade passou a ser denominada Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).
Ao longo dos anos, a ACII já se distinguia pelo dinamismo de seus líderes e a vigor de sua atuação frente ao crescimento do município. Durante a gestão de Manoel Ribeiro Soares, entre 1960 e 1963, a entidade reivindicou à Viação Aérea São Paulo (Vasp) o retorno das escalas regulares de voos dessa companhia, os quais estavam suspensos. A compra da primeira sede da ACII foi feita pelo ex-presidente, Francisco dos Santos Soares, conhecido como Franciscano, ato este que foi um dos principais projetos da sua gestão. 
Na década de 1970, a ACII se empenhou pela implantação do Distrito Industrial de Imperatriz, instalado em meados dos anos 80 no povoado Lagoa Verde. Também, a entidade lutou pela instalação do Centro de Convenções em 2003, e a construção da Ponte Dom Affonso Felippe Gregory. Em 2000 a entidade começava seu mais audacioso projeto, a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, a Fecoimp, tendo suas primeiras edições sendo realizadas no estacionamento do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, atual sede da ACII. Por conta do sucesso e do crescimento a cada ano, a feira passou a acontecer no Centro de Convenções de Imperatriz. Atualmente é considerada a maior feira multissetorial do estado, trazendo expositores de vários segmentos e de várias cidades do Brasil.
Em 2011 a entidade contribuiu mais uma vez com o município com a produção da obra Perfil Imperatriz. O livro traça o perfil socioeconômico de Imperatriz e aponta rumos para investimentos. Este projeto está em processo de atualização, terá uma nova edição com os números atuais da cidade de Imperatriz, e passará a ser o maior e o principal material de consulta sobre a cidade.
Sempre buscando favorecer seus associados, a ACII está constantemente ampliando seu portfólio de serviços. O ano de 2016 foi marcado pela implantação do ACII Convênio, rede de descontos entre os associados, podendo ser consultado através de um aplicativo para smartphones e tablets, além do site próprio. A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial é, também, o novo serviço que a entidade está disponibilizando à classe empresarial da cidade.
Com uma diretoria atuante, a ACII está sempre buscando se inovar para agir em favor, não só da classe empresarial de Imperatriz, mas para o bem de toda a sociedade imperatrizense.