Avião agrícola pegou fogo e matou piloto

Um avião monomotor explodiu no aeroporto industrial de Balsas, a 400 quilômetros de Imperatriz, por volta das 16h dessa segunda-feira (9). O piloto José Mauro Jacques Medeiros, de 60 anos, estava sozinho na aeronave e morreu.

As primeiras informações repassadas a O PROGRESSO davam conta de que o acidente teria ocorrido com um avião bimotor. No entanto, foi apurado, através de informações passadas pelo comandante de aviação Eduardo Canedo, se tratar de um avião monomotor agrícola.
Ainda não há causas oficiais sobre o que teria ocasionado o acidente, segundo informações da Polícia Militar. No entanto, testemunhas dizem que, no decorrer do dia, o avião agrícola fez várias decolagens e pousos.
O Corpo de Bombeiros esteve no local para realizar o combate às chamas e o resgate do corpo do piloto. No momento do acidente, o tempo era bom. Uma investigação deverá ser aberta para apurar o que causou a explosão da aeronave.
O corpo de José Mauro foi levado para um hospital de Balsas, de onde seria removido para o Instituto Médico Legal (IML) em Imperatriz.
O comandante de aviação Eduardo Canedo disse que o avião fazia manobras de preparação para decolagem quando aconteceu a explosão.
José Mauro era funcionário da empresa Risa, que investe na área de fertilizantes, defensivos e máquinas agrícolas.
Uma história parecida aconteceu em Tasso Fragoso, também no Sul do estado, com o filho de Mauro Medeiros. Em 2012, Charles de Medeiros, que tinha 33 anos, morreu em acidente numa fazenda. Charles pilotava o avião na companhia de mais uma pessoa, que também morreu.
Em casos como esse, as investigações são feitas por técnicos do  Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que tem sede em Belém do Pará. Eles se deslocarão até Balsas, onde serão removidas peças da aeronave, incluindo a caixa preta, para perícia.