Em audiência realizada na Câmara Municipal de Imperatriz, na manhã desta sexta, 5 de agosto, os desembargadores Lourival Serejo e Raimundo Barros, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente, informaram sobre as ações da Justiça Eleitoral tomadas para garantir, mais uma vez, a lisura das eleições.
“Garantir a igualdade de oportunidades é o papel da Justiça Eleitoral. Agimos coibindo os abusos, reforçando que o voto consciente é a melhor arma do eleitor”, explicou o desembargador Lourival Serejo, que teve a fala ratificada pelo desembargador Raimundo Barros.
Nas eleições 2016, no Maranhão há 4 milhões 611 mil e 247 eleitores aptos a votar em 15 mil 837 seções eleitorais em que vão atuar como mesários 69 mil 720 cidadãos em 217 municípios, distribuídos por 111 zonas eleitorais. Cento e vinte e seis (126) juízes, 671 servidores, 591 profissionais de apoio e 230 oficiais de justiça trabalharão para que tudo funcione como deve.
Só Imperatriz tem 151 mil 858 eleitores biometrizados, em que 54% são de mulheres (82 mil 596). Quanto ao grau de instrução, a cidade possui em maioria eleitores com ensino médio completo (34%) e que têm idade de 30 a 34 anos (13%).
Segurança
Especificamente sobre o assunto segurança, na tarde desta quinta, 4 de agosto, presidente e corregedor se reuniram no Fórum Eleitoral de Imperatriz com juízes e representantes de forças de segurança para garantir a instalação de gabinete na cidade que ficará encarregado de monitorar, demandar e resolver eventuais problemas com a maior rapidez possível.
Aproveitando a estada na cidade, Serejo e Barros também inauguraram a Central de Mandados Eleitorais, que funcionará no Fórum juntamente com os demais serviços oferecidos pelas zonas 33ª, 65ª e 92ª.
Comentários