O ‘Fórum Nacional 30 horas Já’, composto por entidades representativas da Enfermagem - Cofen, CNTS, FNE, ABEn Nacional, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Anaten e CNTSS, realiza hoje, dia 11 de abril, em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, um grande Ato Público em prol da redução da jornada de trabalho em 30 horas para todos os profissionais da Enfermagem brasileira.
A mobilização será na Capital Federal, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9 horas, e conta com a presença da deputada estadual do Maranhão, Valéria Macedo (PDT). Estarão também presentes no Ato representantes das entidades da Enfermagem e das centras sindicais - CUT, CTB e Força Sindical, além de outros parlamentares estaduais e federais de vários Estados da federação.
“Mais uma vez vamos tentar sensibilizar os nossos deputados e senadores a aprovarem de uma vez por todas a redução da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem para 30 horas, atendendo assim um anseio de nossa classe que precisa de melhor qualidade de vida para continuar prestando o seu trabalho à nação. Estamos juntos na luta e a vitória virá, tenho certeza”, disse Valéria.
De São Luís e Imperatriz várias caravanas participam do ato, liderados pelo Corem e sindicatos e outras entidades que representam a categoria de enfermagem, os quais contaram com a ajuda da deputada Valéria Macedo para deslocamento até Brasília.

Audiência pública

A partir das 14 horas, uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados debaterá sobre a jornada de trabalho das 30 horas. A proposta é mostrar que a Enfermagem está engajada e pressionará para que o PL 2295/00 seja aprovado. Representantes do Fórum propõem juntamente com os líderes partidários para que o PL seja incluído na Ordem do Dia do Plenário da Câmara dos Deputados para que seja votado imediatamente..


Programação

DATA: 11.04.12, das 9 às 13h
LOCAL: Esplanada dos Ministérios 09:00 – Concentração – Esplanada dos Ministérios
10:00 – 13:00 – Abertura do Ato: 30h Já para Enfermagem não Parar
- Fala dos Representantes das Centrais Sindicais: CUT, CTB E FORÇA SINDICAL - Fala dos Representantes das Entidades Nacionais e Estaduais - Parlamentares- caminhada ao Anexo II
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:- Animação: Anjos da Enfermagem-Escola de Samba
Programação da Audiência Pública:
DATA: 11.04.12
HORÁRIO: 14:00 às 16:30
LOCAL: Auditório Nereu Ramos
14:00-15:30h: Mesa de Abertura: Solange Caetano (FNE), Manoel Neri (COFEn), Ivone Cabral (ABEn), João Rodrigues (CNTS), Maria Godoi (CNTSS), José Antônio Costa (Anaten), ENEEnf, Deputada Rosane Ferreira, Deputada Carmem Zanotto, CUT e CTB. Convidados: Deputada Rejane Almeida (RJ), Deputada Gorete Reis (SE), Deputado Vitor Paulo, Deputada Valéria Macedo (MA), Deputada Ana Paula Lima (SC)
15:30-16:30: Condições de Trabalhado da Enfermagem X Adoecimento – Enfª Drª Vanda Elisa Andres Felli – Debatedora – Deputada Rejane de Almeida. Mediadora Deputada Gorete Reis
16:30-17:30h: Quanto vale o voto da Enfermagem – Enfª Solange Caetano – Mediadora Deputada Ana Paula Lima (SC)
17:30h- Encerramento Entrega Moções e Audiência com Presidente da Câmara com pedido de colocar na ordem do dia e votação do PL.
Promessa de campanha - Entre as reivindicações propostas pela Enfermagem é que a presidenta da República, Dilma Rousseff, assuma seu compromisso quando candidata, se comprometendo a apoiar o Projeto de Lei das 30 horas.
Moções de apoio - A busca por apoios à aprovação das 30 horas está sendo ampliada pela Câmara de Vereadores de alguns estados, como a dos municípios catarinenses. Assim como já aconteceu nos municípios de Joinville e Itapema, será apresentada uma sugestão de moção para ser aprovada pelos parlamentos municipais. As entidades que compõem o Fórum farão contatos com as Câmaras em todo o Estado