O bispo de Imperatriz e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, Dom Gilberto Pastana, apresenta hoje, às 08h, na Catedral de Fátima, o projeto da 11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão. A Romaria acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro no povoado Pequiá, em Açailândia. O evento será apresentado durante um café da manhã oferecido à imprensa e a membros das equipes que trabalham na estruturação do encontro.
Em carta lançada em fevereiro passado, os bispos regionais manifestaram preocupação com o que denominaram “ilusório e equivocado desenvolvimento, entendido de forma redutiva como desenvolvimento exclusivamente econômico - e não na sua acepção integral -, empresários, quadrilhas de colarinho branco, setores do Estado e do Judiciário pisoteiam direitos básicos, transgridem impunemente normas ambientais, desconsideram medidas básicas de prevenção de saúde pública, agridem povos e territórios tradicionais, rios, matas e seres vivos em geral”.
Em resposta às distorções do Sistema e em auxílio às vítimas diretas do “desenvolvimento”, a Igreja reunirá católicos de todo o Maranhão em Pequiá.
O evento tem por tema “Terra, Água, Direitos: Resistir, Defender e Construir” e como lema “É tempo de destruir os sistemas que destroem a terra!” (cf. Ap 11,18c). O apelo da Romaria não se refere somente ao Pequiá, mas sai em defesa de todas as regiões que sofrem com impactos ambientais.