Grupo de detentos na aula inaugural do curso

Detentos da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI-I), antiga Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), iniciaram, nessa segunda-feira (24), as aulas do curso de Eletromecânica de Automóveis.

A iniciativa é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e tem por objetivo qualificar e preparar para o mercado de trabalho 20 apenados da unidade prisional.
Para o supervisor técnico do Senai e interlocutor do Pronatec em Imperatriz, Carlito Negreiros, essa é uma iniciativa importante para toda a sociedade. “O Senai, com essa grande parceria, demonstra a importância de capacitar e possibilitar a reintegração dos apenados na sociedade com certificado de peso nacional para que eles possam adentrar no mercado de trabalho”, enfatiza.
O curso, com duração de dois meses e carga horária de 360 horas, visa formar profissionais para realizar a manutenção de sistemas elétricos e mecânicas dos veículos. Durante as aulas teóricas, os alunos serão preparados para cuidar da manutenção de sistemas eletromecânicos de automóveis, além de conhecer os equipamentos industriais. Já na parte prática, terão a oportunidade de projetar, manusear e realizar instalações tanto elétricas como mecânicas, respeitando as normas de segurança.
Durante aula inaugural, cada aluno ganhou camisetas e pasta com material de estudo. No dia 30 de dezembro, os formados receberão certificados emitidos pelo Senai, uma das entidades do Sistema Fiema.
Reginaldo Araújo é um dos beneficiados com o curso. Ele garante que a oportunidade chegou em boa hora. “Muitos recomeçarão suas vidas no final deste ano, e essa iniciativa é muito importante para que possamos adquirir mais conhecimento e sermos inseridos de forma digna na sociedade e especializados em uma área com grande procura no mercado de trabalho”, destaca.