Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz sedia provas do Enem a detentos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para detentos está sendo realizado em Imperatriz. No Maranhão, as provas são aplicadas em São Luís e Imperatriz, nessa terça-feira (13) e nesta quarta-feira (14).

Uma das celas da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), antiga Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz, foi transformada em sala de aula. Trinta e dois presos, da UPRI e de outros presídios que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto, se inscreveram no Enem. O período de preparação para as provas durou mais de três meses e os alunos receberam o apoio de professores de cursinhos da cidade.
No primeiro dia, nessa terça-feira (13), foram aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia, nesta quarta-feira (14), os presos vão responder às questões de Língua Portuguesa e Matemática, além da Redação.
Quem conseguir uma nota de corte suficiente para ingressar no ensino superior vai depender de uma autorização da Justiça para estudar. Para a Secretaria de Administração Penitenciária e para as instituições envolvidas no projeto, o preso ter o direito de participar do Enem é um passo importante para a ressocialização.