Três presos foram mortos na manhã dessa terça-feira (1º) durante uma rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, após um confronto entre facções criminosas rivais. Um deles foi decapitado. Outros dois detentos e um agente penitenciário ficaram feridos. O motim terminou no fim da manhã, com a chegada da Tropa de Choque da Polícia Militar.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, o tumulto teria começado depois da transferência de 18 presos da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil para a unidade de Pedrinhas. A transferência foi feita em cumprimento à determinação da 2ª Vara de Execução Penal (VEP).
Dois presos foram levados para o Hospital Socorrão II com ferimentos. Um agente penitenciário foi atingido por uma pedra na cabeça e também foi levado a um hospital em São Luís.
As transferências de presos estão suspensas temporariamente.
Em nota enviada por volta do meio-dia, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão informou que a “situação no presídio está controlada, o que ocorreu com apoio da Tropa de Choque da Polícia Militar”.
Ainda segundo a SEJAP, os três detentos mortos por outros presos foram identificados como Francisco Henrique França Júnior, Flávio Rodrigo Coelho Pereira (decapitado) e Darlan Reis Leal. O dois detentos feridos e encaminhados para o hospital são Genivaldo Pinheiro Ferreira (Velhão) e Gimisson Gusmão Neres (Didi).
Publicado em Polícia na Edição Nº 14820
Comentários