A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, na tarde dessa quinta-feira (9), no Auditório Leofredo Ramos, na sede da SSP, durante entrevista coletiva, a 19ª quadrilha presa em menos de dois anos. Desta vez, a ação da Polícia desarticulou um bando especializado em assaltos e arrombamentos de caixas eletrônicos.
A operação foi comandada pelo Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), em parceria com o núcleo de inteligência da SSP. Contou com o apoio, ainda, da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) que coordenou as ações da Delegacia Regional de Timon e Peritoró.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a quadrilha é responsável por 60% das ocorrências de saidinha bancária registradas em São Luís. “Muitas pessoas irão reconhecer esses bandidos pela ação criminosa deles. São marginais com atuação interestadual”, disse Mendes.
Os policiais civis da Seic vinham monitorando os passos do bando há algumas semanas. A ação que desencadeou a prisão ocorreu na madrugada em um posto de combustível localizado na Avenida Guajajaras.
Na ocasião, os investigadores da Seic surpreenderam os acusados que ainda tentaram resistir à prisão. Foram detidos: Osmar Rodrigues Langer, 41 anos, o ‘Velho’, natural de Palmas (TO), atualmente residindo em Carnaubas de Pedras, em Timon (MA). Osmar já responde por dois processos na justiça por roubos em Cuiabá (MT).
Cláudio Henrique Araújo Monteiro, 35 anos, natural de Teresina (PI), com dois processos por furto e lesão corporal naquele Estado. Ronald Kerlles Martins Lima, natural de Rosário (MA), 25 anos, residente na Rua Tenente Nojosa, casa 48, Vila Itamar. Tem processo por porte ilegal de arma de fogo, em Paço do Lumiar.
José Augusto Tavares Pereira, o ‘Coroa’, 24 anos, natural de São Luís, residente na Rua 25, casa 08, Coheb, com processo por porte ilegal de arma de fogo. Sérgio Costa Matos, 33 anos, o ‘Paládio’, processo por roubo em São Luís. Jailson Nonato Araújo, o ‘Jajá’, 29 anos, residente na Rua 07, casa 29, Conjunto São Raimundo, possui processo por roubo e receptação.
Foram presos, ainda, outros dois elementos do bando homiziados em Peritoró, interior do Estado. Marcelo Veras Rodrigues, natural de Teresina (PI), 42 anos, e Edmilson de Jesus Muniz Souza, o ‘Boné’, 45 anos, de Morros (MA) com processo por porte ilegal de arma de fogo e roubo em São Luís. Contabilizando assim ao todo oito integrantes do bando.
Com eles a Polícia Civil apreendeu um cilindro de oxigênio, um maçarico, duas alavancas, um alicate de corte, uma chave inglesa, uma chave de fenda, uma barra de ferro de aproximadamente 0,50 centímetros, dois pés de cabra, uma banana de dinamite e três veículos modelos Uno, Punto e Gol, todos na cor preta.
Durante a apresentação da quadrilha, o secretário Aluísio Mendes, mencionou, ainda, a atuação criminosa de Jailson Nonato Araújo, o ‘Jajá’, que já foi preso pela própria Seic outras duas vezes pelos mesmos motivos delituosos. “Ele é o mentor de todos esses assaltos. Essa é a terceira vez em menos de oito meses que a Polícia o prende e agora ele estava novamente em liberdade. Espera-se que dessa vez ele realmente fique preso”, enfatizou.
Presentes na coletiva, além de Aluísio Mendes, estavam o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa; a delegada geral da Polícia Civil e o delegado geral adjunto, Maria Cristina de Meneses e Marcos Affonso Júnior, respectivamente; o superintendente da Seic, delegado Augusto Barros e o delegado Luis Jorge.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14475
Comentários