Antonio Carlos Rodrigues de Castro, José Veino Coelho da Silva e Medaldo Campos da Silva são suspeitos de integrar quadrilha

São Luís - Uma ação policial realizada pelo Departamento de Combate aos Roubos contra Instituições Financeiras (DCRIF), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), resultou na identificação e prisão de um bando especializado em roubar cargas em rodovias estaduais.
A quadrilha foi apresentada, na tarde dessa segunda-feira (24), no Auditório Leofredo Ramos, no prédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), durante coletiva de imprensa concedida pelo secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
O grupo, composto por maranhenses, piauienses e também por um funcionário de uma das empresas que teve sua carga de bebidas roubada, foi abordado pelos investigadores de Polícia Civil, no sábado (22), no momento em que forjavam um assalto, em uma estrada que liga os municípios de Santa Inês a Bom Jardim, no interior do estado.
São eles: Antonio Carlos Rodrigues de Castro, o “Venta”, 41 anos, piauiense, que reside em Timon, apontado pela polícia como sendo o líder do grupo; José Veino Coelho da Silva, 50 anos, residente em Teresina; e Medaldo Campos da Silva, 31 anos, natural de Matões e que mora em Timon.
Além destes, foi preso, ainda, o motorista do caminhão, Cláudio Regis de Alcântara, de 32 anos, que transportava as bebidas que seriam roubadas na noite da prisão. Na hora da abordagem, os assaltantes atiraram contra a polícia. Na ação, Cláudio foi atingido e se encontra em um hospital da cidade de Santa Inês. A participação do motorista foi comprovada por meio de interceptações de ligações telefônicas feitas de seu aparelho celular. De acordo com a polícia, Cláudio teria feito oito ligações para os outros três do bando no planejamento do crime.
O grupo já estava sendo monitorado pela polícia há algum tempo. As equipes da Seic seguiram o veículo que levava o bando até o momento da abordagem do caminhão. Com eles foram apreendidos, dois revólveres calibre 38 e recuperados 11 mil reais que estava no cofre do caminhão.
Segundo Aluísio Mendes, essa foi a 17ª quadrilha desarticulada nos últimos dois anos numa ação que é fruto do trabalho preventivo da Seic. “Tiramos esse bando de circulação antes mesmo de agirem em uma nova prática criminal. Eles são responsáveis por agir em cidades do interior do Norte e Nordeste. Havia toda uma programação deles para roubar cargas no Maranhão e no Pará, inclusive com sequestros de gerente de bancos. O trabalho preventivo da Polícia Civil evitou mais essa ação do bando”, afirmou o secretário de Segurança.
Eles foram autuados em flagrante por roubo qualificado, uso ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e sequestro de pessoas.
Apreensão de maconha - Durante a coletiva de imprensa, o secretário Aluísio Mendes apresentou, ainda, aproximadamente 45 quilos de maconha apreendida nesse final de semana no município de Codó.
A apreensão foi resultado da ação de policiais militares da 8ª Companhia da PM de Codó. A droga foi encontrada em uma espécie de paiol improvisado em uma mata localizada no Povoado Piçarreira. A substância foi identificada como sendo de Tiago Gomes de Moura Filho, preso em flagrante delito pela PM.
Tiago Gomes é comparsa de uma dupla de traficantes detida e apresentada, na sexta-feira (21), na SSP. Josinaldo Pereira Nandir, 37 anos, natural de Cabrobó, em Pernambuco, e Railson Silva Coelho, 24 anos, de Codó.
Na ocasião, já haviam sido apreendidos 88 quilos de maconha, totalizando 133 quilos da droga apreendidas pela PM, somente nesse fim de semana.
Estiveram, também, na coletiva o delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o secretário-adjunto de Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o superintendente Estadual de Investigação Criminal, delegado Marcos Affonso; o chefe do Departamento de Combate aos Roubos contra Instituições Financeiras da Seic, delegado Luis Jorge Matos, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.