O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, apresentou, nessa sexta feira (24), em entrevista coletiva, cinco integrantes de uma quadrilha especializada em assaltos a agências bancárias, estabelecimentos comerciais, além de vários homicídios. Os crimes foram cometidos pelo bando nos municípios de Paulo Ramos, Arame e Lago da Pedra. A prisão dos criminosos aconteceu, na quinta-feira (23), em uma operação da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Lago da Pedra.
Na ação foram presos Gilberto da Conceição Salgado, 39 anos; Pedro da Silva Filho, 23 anos; Antônio Vieira Braga, o ‘Pain’, 29 anos; Gonçalo do Nascimento da Silva, o ‘Jardel’, 23 anos; Osmar Pereira Alves, 26 anos, conhecido com Fabiano; além de Edilson Rocha Soares, o Lourenço ou Negão, 37 anos, e Francisco James Martins Oliveira, o ‘Dodó’, 44 anos, que de acordo com investigações seriam os que davam apoio ao grupo criminoso.
A rapidez e a eficiência e o aprofundamento nos levantamentos resultaram mais uma vez no excelente trabalho realizado pela Polícia Militar. Esta quadrilha composta por sete pessoas envolvidas em vários crimes no interior do Estado é um bando altamente perigoso e agia com extrema violência. “Agora, com a prisão desses criminosos a população desses municípios terá mais tranquilidade”, destacou o secretário Aluísio Mendes, completando, ainda, que essa era uma quadrilha especializada em assaltos a agências bancárias que foi desarticulada.
Para o tenente Márcio Oliveira, comandante da 10ª C.I. que coordenou os trabalhos, policiais da Força Tática receberam uma denúncia anônima, que havia um veículo com homens armados, saindo do bairro Serra Dourada, com destino a cidade de Bacabal. Ainda segundo ele, após a denúncia, as guarnições encontraram o veículo e fizeram uma revista minuciosa, e no interior do carro foram encontrados coletes balísticos, armas de grosso calibre, munições e explosivos. Dando continuidade às diligências, a polícia conseguiu prender Lourenço e Dodó, apontados como os responsáveis pelo apoio ao grupo.
Durante a entrevista coletiva, a delegada geral, Cristina Meneses, enfatizou o apoio da Superintendência de Polícia Civil do Interior, que ajudou nas investigações para capturar o bando e que repassou informações importantes. “Mais uma vez a Segurança Pública conseguiu fazer frente a criminalidade e prender todos esses bandidos que aterrorizavam a população no interior do estado. O objetivo da polícia é coibir várias tipologias de crime e dar tranquilidade à sociedade”, disse Cristina Meneses.
Materiais apreendidos - Com eles foram apreendidos uma metralhadora 9mm com dois carregadores; três bananas de dinamites com quatro espoletas; uma pistola de pressão; 264 munições, sendo 135 de calibre 9mm, 80 munições de calibre PT40, 45 munições de calibre 7,62, e quatro munições de calibre 38; seis celulares e dois carregadores para celular; três coletes balísticos; um veículo Corsa Classic de cor prata, placa NXC-4602; uma chave de moto; fotos de pessoas, que a polícia acredita ser de possíveis vítimas; uma mira a laser, e dois binóculos de longo alcance para facilitar a visualização de determinados pontos.
Presentes também na coletiva o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o titular da Delegacia de Lago da Pedra, Lúcio Rogério; e o tenente da Força Tática da Polícia Militar, Márcio Oliveira.
Outra ação -O secretário de Segurança, Aluísio Mendes, destacou que o bando está envolvido no assalto ocorrido à agência dos Correios na cidade de Capinzal do Norte, ocorrido na quinta-feira (23), quando na ocasião, foram presos Gonçalo Acelino da Silva, 27 anos, e Jonildo Gomes Torres, 35 anos.
Segundo os levantamentos, na manhã de quinta-feira (23), a polícia recebeu informações de que uma dupla teria entrado na agência dos Correios e anunciado o assalto. Na ação levaram um malote com a quantia de R$ 92.380,00. De acordo com informações de testemunhas, a dupla seguiu fuga em motocicleta Yamaha, modelo YBR, na direção do Povoado Mucambo.
Com base nos levantamentos, a guarnição da PM iniciou buscas em toda região. A polícia recebeu informações de que os acusados estariam em uma estrada nas proximidades do povoado. A dupla foi presa após buscas realizadas no matagal à margem da estrada. Com eles a polícia apreendeu uma pistola calibre 7,65 com cinco munições intactas; um revólver calibre 38 com seis munições e ainda a quantia tomada de assalto dos Correios.
Após a prisão, a dupla foi conduzida à Delegacia Regional de Pedreiras e autuada pelo delegado Edmar Cavalcante por roubo qualificado.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14712
Comentários