Os cinco primeiros meses de 2020 mostram que o enfrentamento ao tráfico de droga no Maranhão é constante. Neste período foram apreendidos cerca de 737 quilos de entorpecentes no estado, a maioria maconha e drogas sintéticas.
As ações da Polícia Civil, por meio dos trabalhos investigativos e operacionais desenvolvidos pela Superintência Estadual de Repressão aao Narcotráfico (SENARC), resultaram na prisão de 39 pessoas em atividades delituosas no tráfico de droga, sejam com carregamentos de grandes proporções ou no comércio varejista de entorpecentes nas chamadas bocas de fumo, além da apreensão de 13 armas de fogo.
Segundo a SENARC, em muitas das situações de apreensões de drogas, seja em bocas de fumo ou em veículos, outros objetos ou produtos vinculados à atividade criminosa são encontrados. Os locais normalmente guardam armas e produtos de crimes patromoniais, já que o tráfico de droga está vinculado a roubos, furtos, receptações e homicídios.
A SENARC tem atuado forte nas rotas do interior do estado por meio dos Deparmentos do Narcotráficos (DENARC), em Imperatriz e Timon, cidades fronteiriças, e brevemente poderá contar com uma unidade em Caxias, na região dos Cocais.
Vale ressaltar a importância da participação da população, na garantia de uma segurança de qualidade por parte da Polícia Civil, através das denúncias anônimas.
Comentários