Autoridades na abertura da Semana do Encarcerado, na noite da última segunda-feira

Aberta na noite de segunda-feira (12), com a presença de autoridades, entre elas o secretário adjunto de Justiça e da Administração Penitenciária, Frei Ribamar, que representou o secretário Sérgio Tamer, a Semana do Encarcerado teve continuidade ontem com o início das atividades com os presos da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), com cerimônia religiosa com o padre Agenor. Ontem, também na CCPJ, foi apresentada uma peça teatral cujo tema foi droga, apresentada pela Cia de Teatro Repes.
Hoje, as atividades começarão com a celebração de uma missa pelo padre Agenor. Em seguida, através da Secretaria de Saúde do Município e do Governo do Estado, serão realizados trabalhos de saúde junto aos detentos.
Na cerimônia de abertura, o promotor de Justiça titular da 5ª Vara Criminal, Domingos Eduardo da Silva, falou da importância da ressocialização de presos para que, quando eles saírem da prisão, já tenham um novo caminho a percorrer.
Durante a Semana do Encarcerado, serão discutidos o atual cenário do sistema prisional, em todo o Maranhão, como também pactuar parcerias com órgãos, empresas e instituições para que o processo de ressocialização no estado seja eficiente.
As unidades contarão com atendimentos odontológicos, vacinação, aferição de pressão, teste rápido de DST/HIV, teste rápido de hepatite e teste de tuberculose, palestras sobre as modificações na Lei de Execução Penal, palestras sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo, ações de estética e beleza, curso de doces e salgados destinado às internas do albergue feminino, triagem de benefícios sociais com familiares de internos, atendimentos oftalmológicos, doação de kits de higiene, entre outras atividades.