Em comemoração ao Dia Nacional do Assistente Social (15 de maio), a Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) está realizando a II Semana do Assistente Social do Sistema Penitenciário do Maranhão. O evento foi iniciado na segunda-feira (13), com a participação de 25 profissionais que integram a coordenação de Assistência Social da Sejap, em São Luís.
Na abertura, foi exibido um vídeo motivacional e as profissionais que atuam no sistema prisional há mais de 20 anos trocaram experiências com as assistentes sociais que estão iniciando suas atividades com o público encarcerado.
No vídeo, elas foram instigadas a analisar duas definições para a palavra “Atitude”. De acordo com o conteúdo apresentado, toda atitude limitadora transforma dificuldade em problema. Já a atitude libertadora transforma dificuldade em oportunidade. Na ocasião, as profissionais também debateram sobre os desafios, dificuldades, obstáculos, superação e vitórias alcançadas.
Para Divinalva de Moraes, a realização do evento é louvável porque coloca em interação profissionais mais experientes com aquelas que estão chegando agora e trazendo novas ideias. “Trabalho no sistema penitenciário desde 1987. Já enfrentei muitas dificuldades e limitações, mas continuo porque entrei nesta luta por amor, por opção, porque acreditei no meu projeto profissional. Estou ali, conquistando novos espaços e atendendo a quem precisa, apesar das dificuldades”, declarou.
Além da atividade, as assistentes sociais também estão participando esta semana de evento realizado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, alusivo ao Dia Nacional da Defensoria Pública, e do Encontro Estadual de Assistentes Sociais, realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 15 a 17 deste mês.
De acordo com a coordenadora da Assistência Social da Sejap, Rayanna Chaves Araújo, ano passado foi dado o primeiro passo e realizada a 1ª edição da Semana da Assistência Social, logo após a criação das coordenações assistenciais pela Secretaria. “Este ano, o objetivo é discutir a atuação do profissional, dificuldades, entraves e desafios para assistir cada vez melhor o interno do Sistema Prisional”.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14703
Comentários