A ideia de montar um estande da 11ª Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (Fecoimp) na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) rendeu, nos últimos dias, à Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) ótimos resultados durante os trabalhos da 12ª Semana do Encarcerado no Maranhão. Em diálogo com os empresários da região tocantina, a iniciativa do Governo do Estado espera garantir cerca de 90 vagas de empregos para detentos da unidade prisional, até o final do ano.
O secretário da Sejap, Sérgio Tamer, comemorou o avanço do projeto e a conscientização dos empresários locais. “O trabalho acabou de ser iniciado e já temos quase 100 vagas de trabalho para os apenados da região tocantina praticamente garantidas até o mês de dezembro. A montagem do estande da 11ª Fecoimp dentro da CCPJ de Imperatriz foi proveitosa, pois conseguimos firmar parceria com empresas de vários setores como mecânica, frigoríficos e da construção civil”, ressaltou Sérgio Tamer.
Entre os acordos já garantidos para a oferta de empregos aos internos do sistema carcerário de Imperatriz, está o projeto “Raiar da Liberdade”, que tem como colaborador o empresário Josélio Lourenço, 37 anos, proprietário da montadora Bodim Bicicletas e Motos. Há cerca de três meses, segundo o secretário-adjunto de Reintegração Social da Sejap, Frei Ribamar Cardoso, o dono da empresa disponibilizou rodas desmontadas para que os apenados façam o chamado trabalho de “enraiamento” das peças para comercialização.
Para este trabalho, um espaço foi cedido pela Sejap junto à direção da CCPJ de Imperatriz, onde o empresário improvisou, em uma cela desativada, uma espécie de anexo de sua loja. No local, o empresário já vem capacitando um grupo de 16 internos, onde ensina a montar e desempenar as rodas dos veículos vendidos por sua loja. “A ideia é capacitar 30 detentos até o final do ano e fazer deles futuros funcionários terceirizados, já que a demanda de compra e distribuição do produto na região é muito grande”, explicou o Frei Ribamar Cardoso.
Mais ofertas de emprego
Outras oportunidades que a Fecoimp disponibilizou à Sejap estão nos setores da construção civil e de frigoríficos. Entre as empresas mais cotadas para contribuir com o projeto da Sejap está o Frigorífico Vale do Tocantins, localizado na BR-010, na comunidade Coco Grande, o maior distribuidor de carnes da região.
Para a equipe da Sejap, a promoção da feira dentro da realidade dos apenados é a chance de integrar o setor econômico do estado com a futura nova geração de ex-detentos ressocializados. “A 11ª Fecoimp aceitou o convite de disponibilizar um de seus quase 200 estandes dentro da CCPJ e trouxe para a nossa proposta a oportunidade de incluir os apenados do Maranhão nesse promissor mercado de trabalho, que vem como resultado da fusão entre os setores público e privado de Imperatriz”, destacou o secretário Sérgio Tamer.
Comentários