As Secretarias de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP), de Segurança Pública (SSP) e Força Nacional confirmaram, na tarde dessa quinta-feira (11), que 36 presos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP), na noite dessa quarta-feira (10). Os seis presos identificados na quarta (10) estavam no Bloco Beta e os 30 apontados na recontagem estavam no Bloco Alfa.
Todos os fugitivos já estão identificados. A polícia está realizando incursões para recapturar os foragidos.
Na noite dessa quarta-feira (10), um caminhão invadiu o Complexo Penitenciário de Pedrinhas e derrubou parte do muro dos fundos do CDP para resgatar detentos do presídio. O caminhão havia sido roubado na tarde de quarta-feira, próximo à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no bairro Cidade Operária.
Ainda na noite de quarta, a SEJAP havia confirmado a fuga de apenas 6 presos. E informou, ainda, que um detento tinha sido recapturado e quatro ficaram feridos durante ação da polícia na tentativa de conter a fuga.
Na manhã dessa quinta-feira (11), a SEJAP informou, por meio de nota, que estão hospitalizados os detentos José Fernando Silva Lobato, de 22 anos; Antonio José Nunes Furtado, de 40 anos; Antonio Miguel Filho, de 25 anos; Nailson Emmanuel Costa Silva, de 20 anos, feridos durante a contenção da fuga. Creilson Sodré Moraes, de 31 anos, que também foi ferido, recebeu, ainda na noite de quarta (10), os primeiros socorros e permanece no Complexo.
A nota informava, ainda, que durante essa quinta estava sendo realizada uma recontagem de todos os detentos dos pavilhões da unidade. Após esse procedimento, foi confirmado que 36 detentos conseguiram fugir do CDP em Pedrinhas.
Prisão
Na madrugada dessa quinta, a polícia prendeu Danley Rego da Conceição, de 19 anos, suspeito de envolvimento na fuga dos presos. Ele é um dos acusados de roubar, juntamente com outros três elementos, o caminhão caçamba que foi usado para derrubar o muro dos fundos do CDP. Os outros acusados estão foragidos.
Com Danley, os militares apreenderam um revólver calibre 38, duas munições e um colete balístico de propriedade da Polícia Civil.
Comentários