O Plano Estadual de Educação nas Prisões, elaborado por técnicos do Governo do Estado, foi encaminhado, esta semana, ao Ministério da Educação, após assinatura dos secretários de Estado Sérgio Tamer (Justiça e Administração Penitenciária) e João Bernardo Bringel (Educação). O documento sistematiza e apresenta proposta para aprimorar o sistema de educação nas unidades prisionais, no período de 2013/2014, com meta de beneficiar 1.730 internos.
O principal objetivo é garantir a qualidade da educação no sistema penitenciário do estado. Dentre ações propostas, a ampliação da matrícula dos internos na educação formal, oferta de qualificação profissional, construções e reformas de sala de aulas nas unidades, contratação de professores e novos espaços para leitura.
A Unidade Integrada João Sobreira de Lima, que atende ao sistema prisional, possui salas de aula na Penitenciária de Pedrinhas, Penitenciária Feminina de Pedrinhas e Presídio São Luís, além das unidades nos municípios de Timon, Imperatriz e Pedreiras.
Para o secretário Sérgio Tamer, o plano é um diferencial para o sistema. “Garante oportunidades aos internos por meio de uma educação qualificada e realizada”, afirmou.
O projeto foi elaborado pelas técnicas em Educação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edith Ferreira e Sheila Coelho, mestras em Educação; por Carolina Coimbra, especialista em Supervisão Escolar e Psicopedagogia; e pela coordenadora de Educação nas Prisões do Estado, Silvana de Oliveira. O coordenador de Ressocialização, Roberto Araujo, e do chefe da Assessoria de Planejamento, Bruno Pollary, da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), auxiliaram nas estatísticas e necessidades referentes as unidades prisionais do Maranhão.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14540
Comentários