Cerca de 100 detentos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Davinópolis estão sendo beneficiados com um mutirão da saúde. A iniciativa é resultado de parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) com a Prefeitura. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos internos e oferecer assistência permanente de saúde preventiva.
As atividades foram intensificadas durante a XV Semana do Encarcerado. Coordenadas pela Secretaria Adjunta de Justiça (Saju), os trabalhos oferecem diariamente serviços odontológicos e assistência médica, além de atendimentos de enfermagem.
Todos os 105 internos do estabelecimento são atendidos diariamente na sala de enfermagem instalada nas dependências da própria unidade. “As equipes fazem o diagnóstico do interno e repassam para os médicos que procedem conforme o quadro clínico atestado. De acordo com a situação, os internos podem ser tratados na unidade ou levados a uma casa de saúde especializada”, afirmou a diretora da UPR, Cleonice Ferreira.
Nos atendimentos são disponibilizados serviços nas áreas de imunização, teste de glicemia, aferição de pressão e orientação sobre a prevenção de doenças. As ações, que ocorrem em todas as unidades carcerárias do Maranhão, funcionam no intuito de prevenir que os detentos contraiam doenças contagiosas (como tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis – entre elas a Aids – e hanseníase) e não contagiosas (como diabetes e hipertensão).
Além disso, elas visam ainda desenvolver ações de promoção à saúde, como a vacinação contra hepatites, tétano e febre amarela.
Comentários