Pessoas presas durante a ‘Operação Gurupi’
Armas e munições apreendidos durante o cumprimento de buscas e apreensões

A Polícia Civil do Maranhão, efetivando as ações contra a criminalidade, realizou nesta terça-feira (9) uma operação identificada como “Operação Gurupi”, no município de Carutapera. Culminou na prisão de 6 pessoas envolvidas pelo crime de tráfico de drogas. A Operação se deu pelo cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão em locais de crimes.

A Operação Gurupi foi coordenada pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e a Superintendência de Polícia Civil do Interior (Spci). Os presos estão sendo investigados no sentido que demais envolvidos sejam presos. Na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 10h, no auditório da Senarc, os delegados responsáveis pela operação Gurupi receberam a imprensa e concederam coletiva, explicando acerca da operação.
Além das superintendências, participaram também as Delegacias de Carutapera, Eugênio Barros, Alcântara, Maracaçumé e Santa Helena. A Operação cumpriu Mandados de Busca e Apreensão em locais que comercializavam armas de fogo, munições e também havia o tráfico de entorpecentes. Durante a operação foram presas 6 pessoas e apreendidos diversos materiais que comprovam os crimes ali cometidos.
O delegado Albert Fontes da Senarc explicou que “a operação visou reprimir o tráfico de drogas e o comércio ilegal de arma de fogo”. 
Durante a operação foram presas 6 pessoas: Marcos Vinícius Pantoja, preso pelo comércio ilegal de arma de fogo. Ele seria de certa forma, um armeiro na região; Katiane Pereira e Jessé Borges. Estes presos por tráfico e associação. Na residência foi encontrada uma determinada quantidade de cocaína, onde era vendida em Carutapera. Outro preso foi Antônio Vieira, por posse ilegal de arma de fogo e pelo comércio de arma e munição. Ele possuía uma vasta quantidade de munições. Na sua casa foi encontrado um um revólver. Foram apreendidos no seu comércio, 5 armas de fogo. Presa ainda Maria Luíza de Sousa. Ela foi presa pelo tráfico de drogas. Na sua casa foi encontrada uma quantidade de cocaína. Outra presa foi Maria de Lurdes Pereira, também presa pelo crime de tráfico de drogas, relatou o delegado.
O titular da Senarc, Breno Galdino, informou acerca da operação “Tratar-se da Operação Gurupi, em conjunto com a Senarc, Seic, Spci e as delegacias de Carutapera, Gov. Nunes Freire, Eugênio Barros, Alcântara Maracaçumé e Santa Helena. A Polícia Civil esteve reunida para enfrentar a criminalidade no local. Os envolvidos estavam vendendo munições, armeiros consertando armas para pessoas sem a posse e ou registro dos mesmos. Havia ainda o tráfico de drogas na região. As investigações continuarão para encontramos os fornecedores na região do Gurupi”, ponderou o superintendente.