Sebastião Uchoa assumiu o comando da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária

O delegado Sebastião Uchoa foi empossado, nessa sexta-feira (1º), no comando da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). Ao assumir a Sejap, Uchoa afirmou que a sua gestão trabalhará tendo como base três eixos: segurança, ressocialização de detentos e valorização dos agentes penitenciários.
Para Uchoa, o que será um diferencial é a vivência dele dentro do sistema penitenciário. “A minha experiência vem somar para que dê continuidade ao bom trabalho que já vinha sendo feito pela antiga gestão”, destacou.
Sebastião Uchoa não escondeu a real situação que se encontra o sistema carcerário, não só do Maranhão, mas de todo o Brasil. Ele reforçou que trabalhos serão realizados para que problemas vividos hoje sejam amenizados ou até solucionados. “Existe muito trabalho pela frente, vamos buscar prevenir os problemas. Temos todo apoio do Governo do Estado para realização de um bom trabalho”, enfatizou o secretário.
Na Sejap, Uchoa foi recebido por uma comitiva formada pela subsecretária Leopoldina Amélia Barros, o secretário adjunto de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo, bem como os superintendentes Fredson Maciel e Afrânio Feitosa. Na ocasião, ele aproveitou para fazer uma visita aos setores da secretaria.
Perfil: Sebastião Uchoa é natural de Recife, Pernambuco, bacharel em Direito, Especialista em Docência Superior/Universidade Federal do Maranhão. Foi agente de Segurança Penitenciária da Secretaria de Justiça do Estado de Pernambuco, diretor Executivo do presídio professor Aníbal Bruno, assessor Especial do Secretário de Justiça de Pernambuco.
Delegado de Polícia Civil, foi chefe da Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas; delegado Regional de Pinheiro; supervisor do Centro Integrado de Defesa Social Leste; superintendente de Polícia Civil da Capital; secretário-adjunto de Administração Penitenciária e ex-diretor Geral da Academia Integrada de Segurança Pública (AISP/MA).
Foi delegado de Polícia em várias unidades de Polícia Judiciária localizadas em São Luís e no interior do Maranhão. Antes de assumir a Sejap, ocupava o cargo de Superintendente de Polícia Civil da Capital.