Após alguns meses, esse tipo de crime voltou a ser registrado na segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz, fato ocorrido no início da tarde dessa quarta-feira (13).
Segundo informações da Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), a vítima foi uma mulher que tinha acabado de sair da agência Bradesco, Entroncamento, onde havia sacado a quantia de R$ 20 mil.
A mulher, depois de sacar o dinheiro, saiu em direção ao Bacuri e quando chegava próximo ao Mix Mateus, localizado no Setor Rodoviário antigo, foi abordada por dois elementos que se encontravam em uma motocicleta Honda Bros cor preta. O garupa, ameaçando com uma arma, tomou a bolsa da vítima, onde se encontravam os R$ 20 mil.
Após a ação criminosa, os bandidos saíram rumo ao Bacuri em alta velocidade. Policiais militares foram acionados e fizeram rondas, mas não conseguiram localizar os bandidos.
Já se falou muito sobre ‘saidinha bancária’, que é uma modalidade criminosa sempre praticada por duplas. A vítima é escolhida no interior da agência, onde um olheiro observa as pessoas e fixa naquela que estiver sacando uma quantia alta, como foi o caso dessa senhora. O outro elemento fica fora do banco, normalmente em uma motocicleta, mas carros também são usados. Comunicado das características da vítima pelo comparsa que fica no interior do banco, o que que fica fora a monitora até a chegada do outro comparsa, que monta na garupa da motocicleta e saem seguindo a vítima. A abordagem é feita em locais ermos, mas se não houver, o ataque é feito em qualquer lugar. E sempre os bandidos logram êxito.
A Polícia Militar recomenda às pessoas que não saquem quantias altas e, se sacarem, tenham cuidado, observando quando saírem da agência bancária. Já existe jurisprudência de que os bancos têm a obrigação de darem segurança aos seus clientes colocando tapumes entre o público e os caixas, para que as operações feitas não sejam observadas. Mas nem todas as agências bancárias têm esse tapume. As do Bradesco, pelo menos as de Imperatriz, não têm esse dispositivo de segurança, tampouco portas giratórias.