Manifestantes em frente ao Fórum, no início da noite de ontem

Portando faixas como a que pede o ‘Fim da Cultura do Estupro’, foi realizada no início da noite dessa quarta-feira, 1º de fevereiro, uma manifestação contra a liberação de Aguinaldo Júnior Rodrigues Silva, que foi preso e autuado em flagrante delito acusado de estupro, fato ocorrido no último fim de semana.

A manifestação se concentrou principalmente em frente ao Fórum Henrique de La Rocque, no centro. Depois de várias pessoas terem usado da palavra, os manifestantes seguiram pelas ruas da cidade pedindo justiça.

Prisão preventiva
O Ministério Público do Maranhão pediu a prisão preventiva de Aguinaldo Júnior Rodrigues. O pedido foi feito nessa terça, 31, pelo promotor de justiça Joaquim Ribeiro Júnior, titular da Promotoria de Justiça Especializada em Defesa do Idoso e Pessoas com Deficiência, que está respondendo pelo plantão judicial.
Aguinaldo foi preso em flagrante ainda no dia 29 pela Polícia Civil, após denúncia feita pela vítima. No dia 30, o suspeito foi posto em liberdade provisória com medidas cautelares, dentre elas a proibição de manter qualquer contato com a vítima ou testemunhas, observando a distância mínima de 700 metros de distância.
O promotor de justiça recorreu da decisão porque, para ele, não há meios de fiscalização suficientes para garantir que o suspeito mantenha a distância da vítima ou das testemunhas, colocando em risco a vida destas pessoas. “Faz-se necessária a prisão do indivíduo, já que há indícios suficientes da autoria do estupro. Além do que, crimes de tamanha gravidade geram temor e insegurança à comunidade”, conclui Joaquim Ribeiro Júnior.