Quinze presos fugiram ontem (15) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas em São Luís. Eles escaparam por um túnel de aproximadamente 20 metros que ligava a Cela 5 do Bloco C da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) ao lado de fora da prisão.
É a segunda vez que presos conseguem fugir do complexo penitenciário em menos de 60 dias. Em maio, 19 detentos fugiram de uma das celas do Bloco C do Presídio São Luís por meio de um túnel de 15 metros. Em fevereiro, um plano de fuga que pretendia explodir um muro da penitenciária foi descoberto.
O pavilhão da CCPJ onde aconteceu a fuga suporta lotação de até 180 detentos, mas está com 330 homens atualmente. No local, ninguém quis falar sobre o assunto.
Os detentos fugitivos são Benedito Melo Filho, Daniel Nogueira Moreira, Eduardo Wanderley Ferreira da Silva, Erles de Oliveira Silva, Francivan Nunes da Silva, Gleidson Boas, João Luiz da Silva, José Fortunato Viegas Júnior, José Francisco Pereira da Silva, Kenyo Fernando Sousa Silva, Leonilson Amorim Mineiro, Lúcio Flávio Pinheiro Ferreira, Marcos Vinícius Alencar Correia, Nelson Ribeiro Pereira e Robson Mendes.
Sete deles foram presos por tráfico de drogas e dois por latrocínio (roubo seguido de morte). Boa parte deles também responde por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Até o momento, nenhum deles foi recapturado.
De acordo com informações da Sejap, 4 mil pessoas estão presas no sistema penitenciário do Estado. O secretário de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP), Sebastião Uchôa, disse que vai abrir sindicância para apurar responsabilidades sobre a fuga.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14755
Quinze presos fogem da CCPJ de Pedrinhas
Entre os fugitivos está Erles de Oliveira Silva, que havia sido transferido de Imperatriz
Comentários