Dos presos que receberam o benefício de saída temporária do Dia dos Pais, através da Vara de Execuções Penais, que autorizou a saída temporária de 446 presos, 41 não retornaram à prisão.
Segundo fonte da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), todos já estão com prisão decretada e na condição de foragidos.
O prazo estabelecido pelo sistema prisional foi encerrado às 18h da última terça-feira (16), de acordo com a Portaria 026/2016. Apesar de o benefício estar previsto na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84), a população é contra e sempre manifesta repúdio à medida, principalmente porque boa parte dos beneficiados não retorna para cumprir o restante de suas penas na cadeia. Muitos deles, já considerados foragidos, jamais retornam e começam a praticar novos crimes.
Somando com os demais casos, nas festas de fim de ano, Dias das Mães e agora Dia dos Pais, a estimativa é de que quase 200 presos não retornaram este ano após o benefício. Alguns foram recapturados, mas ainda existem muitos na rua.
Comentários