Agentes da PRF fiscalizaram 1627 veículos nas rodovias federais do Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço da Operação Corpus Christi 2012, que aconteceu de 6 a 10 de junho. Em comparação ao ano passado, o número de acidentes diminuiu, porém o número de feridos e mortos aumentou. A PRF registrou 32 acidentes, sendo 17 com feridos e sete com mortos, o equivalente a um aumento de 75% no número de óbitos em relação ao mesmo período de 2011.
Segundo informações da PRF, foram fiscalizados 1.627 veículos e retidos 31, mas somente uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi recolhida. Além disso, 616 pessoas foram autuadas e 126 tiveram seus documentos retidos.
Para descobrir se o motorista dirigia embriagado, foi preciso fazer 35 testes do bafômetro, sendo três pessoas autuadas e uma presa por dirigir com nível de álcool no sangue acima do permitido.
Além desses números, a PRF também informou que, em relação a ocorrências de criminalidade, duas pessoas foram detidas, duas armas e 23 munições apreendidas.
Dois dos sete acidentes registrados na Operação Corpus Christi aconteceram na BR-010, na cidade de Porto Franco. Em um deles, morreu o imperatrizense Francisco Barbalho da Silva, também conhecido por “Doutor”, que era morador da Rua Marechal Rondon, Vila Lobão. “Doutor” foi atropelado pela Scania/K113 ônibus, fato ocorrido por volta de 1 hora da madrugada de sábado. O outro acidente ocorrido na BR-010, em Porto Franco, teve como vítima fatal o homem de iniciais I.I.S., de 45 anos. Ele conduzia o veículo KA, placa NHK-4381/MA, e perdeu o controle do carro, que saiu da pista e capotou. Nos dois casos, as causas do acidente estão em averiguação, conforme informações da PRF.
Os outros acidentes com vítimas fatais aconteceram na BR-135, região de Caxias; dois na BR-230, na região de Balsas; BR-316, Araguanã; BR-222, Santa Inês.