Terminou, nesse domingo (18), a operação ‘Corpus Christi’ realizada pela Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA). De acordo com o levantamento da operação, 17 acidentes foram registrados nas estradas em todo o estado durante o feriado. Desse número, nove acidentes foram com feridos, quatro com mortes e quatro sem feridos, uma média de um acidente por dia.

Ainda segundo o balanço, mais de mil multas de trânsito foram extraídas durante os quatro dias da operação. Entre as infrações mais flagradas estão as relacionadas com excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, motociclistas sem capacete e o não uso do cinto de segurança. O levantamento também revela que 29 veículos foram recolhidos pela PRF por não possuir o licenciamento e por haver motoristas que estavam dirigindo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desse número, quatro veículos com incidências de roubo ou furto foram recuperados e devolvidos aos seus donos.
Testes do bafômetro também foram realizados durante a operação e várias pessoas foram flagradas e multadas. Motoristas que estavam com um teor de álcool não muito alto no sangue também foram notificados e devem pagar uma multa de cerca de 2 mil reais.
Segundo inspetor da PRF no Maranhão, Antônio Norberto, o balanço da operação pode ser considerado positivo por conta da baixa incidência de óbitos. “Pode, sim, considerar como positiva a operação. Porque o que foi preparado pela PRF deu certo e a quantidade de acidentes, principalmente de óbitos, ela está dentro da média para o feriado. E também a quantidade de acidentes foi melhor do que em outros feriados”, disse.
O inspetor afirma que parte das multas registradas durante a operação foi aplicada por conta da imprudência de muitos motoristas que não usam o cinto de segurança no banco de trás e a cadeirinha para as crianças. Segundo ele, muitos motoristas não sabem que o valor da multa é o mesmo para quem está sem cinto no banco da frente. “Ainda tem gente desavisada que não sabe que o cinto de segurança no banco de trás é obrigatório e está valendo. O valor da multa para quem não usa o cinto é o mesmo para quem está no banco da frente. Inclusive, a PRF extraiu muitas multas para as pessoas que estão sem os dispositivos de segurança para as crianças”, afirma.
Segundo Norberto, o Maranhão é o estado que mais possui acidentes com motocicletas no Brasil. Além disso, também é classificado como a federação que mais possui pessoas sem CHN dirigindo. “Segundo a estatística, a metade das pessoas aqui não tem CNH. E o Maranhão é o estado do Brasil que mais tem acidentes com motociclistas, tanto é que nos leitos de ortopedia do estado, principalmente de São Luís, a maior quantidade de pessoas internadas são pessoas que sofreram acidentes de motocicleta”, disse.