A 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), situada em Imperatriz, responsável pela Região Tocantina, registrou queda nos índices de acidentes e mortes no feriado prolongado. De acordo com a PRF, foram nove acidentes e nenhuma morte durante os dias dos feriados da Semana Santa e Tiradentes.
O inspetor da PRF, Almeida Neto, resumiu que a Operação Semana Santa e Tiradentes teve um resultado positivo em relação à mesma ação em 2013.
Segundo o inspetor, dos nove acidentes, quatro pessoas tiveram ferimentos leves. No total, 928 pessoas foram fiscalizadas, 854 veículos foram revistados e 363 testes de bafômetros foram realizados.
Os testes apontaram seis pessoas com índice de teor alcoólico acima do permitido, o que resultou no encaminhamento delas ao Plantão Central da Polícia Civil.
No decorrer da ação policial, o inspetor informou que Antônio Ademir Ferreira Sales Junior foi preso em cumprimento a um mandado de prisão em aberto por suspeita de envolvimento em um assassinato em janeiro deste ano em Imperatriz. Antônio Ademir foi encaminhado ao Plantão Central.
Na operação, a PRF teve um reforço de 30% de agentes plantonistas, como forma de aumentar as vistorias e garantir uma operação mais segura.
Durante o feriado prolongado, a PRF, como forma de conscientizar os condutores, exibiu curtas metragens e palestras sobre o trânsito cidadão às pessoas que passavam pela fiscalização, através do projeto Cinema Rodoviário.
De acordo com o inspetor Almeida Neto, 618 pessoas assistiram aos 15 minutos de conscientização sobre diversos temas relacionados ao trânsito. Neste feriado, o Maranhão se destacou pela grande quantidade de testes de etilômetro (3.415), com 33 autuações e 12 conduções. O resultado superou em 382% a meta estipulada pelo Departamento para o estado do Maranhão. O número de pessoas e veículos fiscalizados também foi bastante acentuado, superando em muito a meta.
Em todo o estado, foram registrados 37 acidentes, com 21 feridos
e 3 mortos. Em relação a 2013, em que foram registrados 52 acidentes, houve uma variação de 29% a menos. Em relação a feridos, 41 casos, uma variação de 49% a menos. Com relação a mortos, 2, houve uma variação de 52% a menos.
Cerca de 5.901 veículos foram fiscalizados; 6.955 pessoas fiscalizadas; 3.415 testes de alcoolemia foram feitos; 12 pessoas foram conduzidas por embriaguez ao volante; 33 foram autuadas; 46 veículos foram retidos; 6 animais recolhidos; 1 veículo recuperado e 19 pessoas foram detidas.