O novo presídio de Imperatriz foi projetado para amenizar a falta de vagas no sistema carcerário maranhense. O presídio começou a ser construído em 2009, com prazo inicial para entrega em 2011. Houve alteração no projeto e esse, segundo o engenheiro Daniel Oliveira, foi um dos motivos para o atraso. Por último, houve a paralisação das obras por desacordo entre a empresa construtora anterior e a Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP).
Depois de quatro paralisações, enfim o presídio de Imperatriz está pronto e deverá ser entregue nos próximos dias ou no início de janeiro, pois estão sendo feitos os pequenos ajustes que sempre acontecem em uma obra de grande porte.
Os móveis já estão no prédio e todos os setores já em condições de funcionamento. O acesso ao presídio começará a ser asfaltado ainda nesta semana. Um encarregado, que não quis se identificar, já que o engenheiro Daniel Oliveira não se encontrava no local quando da visita da reportagem de O PROGRESSO, disse que nesta quinta-feira (10) o acesso começará a ser preparado para o asfaltamento.
A construção do presídio de Imperatriz faz parte de um cronograma traçado este ano pelo Governo do Estado, por meio da Sejap, e que tem como meta abrir 1.698 novas vagas no sistema prisional maranhense, sendo que, deste total, 1.080 serão entregues até dezembro. Com a entrega da unidade carcerária, a cidade terá mais 210 vagas, que serão somadas a outras 369 vagas que já existem, e que estão distribuídas na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do município.
O novo presídio de Imperatriz é composto por 18 celas amplas, que atendem às normas técnicas exigidas pela LEP, e que vão desafogar as demais unidades da região.
Comentários