Receita adverte aos contribuintes que não deixem para negociar seus tributos na última hora, evitando espera em filas ou quaisquer transtornos decorrentes do aumento na demanda

Por meio do Decreto nº 035, a Prefeitura prorrogou até 20 de novembro o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Imperatriz (PROFIS). Os contribuintes que não conseguiram a adesão no prazo estabelecido inicialmente ainda podem se dirigir à Receita Municipal para negociar seus débitos em atraso junto à Secretaria de Fazenda e Gestão Orçamentária (SEFAZGO).

Liberato Rodrigues, titular da Sefazgo, explica que os descontos serão assegurados aos contribuintes que desejarem realizar o pagamento dos tributos municipais referentes ao exercício de 2013. "O programa tem o objetivo de facilitar a regularização de créditos com o Município, beneficia pessoas físicas e jurídicas. Devido à grande procura nos últimos três dias úteis de outubro, optamos pela prorrogação do prazo para contemplar a todos os contribuintes interessados no pagamento com o desconto".
Criado pela Lei Complementar nº 001/14, o programa contempla a negociação e pagamento dos tributos de responsabilidade do Município: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (Issqn); taxas que tenham sido geradas até 31 de dezembro de 2013, e eventuais saldos de parcelamento em andamento no Município. 
"Para pagamento à vista é concedido desconto de 100% na multa, nos juros e na atualização monetária; para pagamento em até seis parcelas o desconto é de 100% na multa e juros de 90% na atualização monetária; já para o pagamento em até 12 parcelas, o desconto de 100% é concedido na multa e juros de 80% na atualização monetária e para pagamento em até 15 parcelas o desconto é de 50% na multa e nos juros, não havendo desconto quanto à atualização monetária", detalha o secretário, ao alertar que o débito objeto do parcelamento é dividido pelo número de prestações negociadas, "não podendo o valor de cada parcela mensal ser inferior a R$ 40,00 para pessoas físicas e de R$ 100,00 para pessoas jurídicas".

Prazo - Com o novo prazo, Liberato adverte aos contribuintes que não deixem para negociar seus tributos na última hora, evitando espera em filas ou quaisquer transtornos decorrentes do aumento na demanda junto à Receita Municipal. "Nós orientamos aos contribuintes que não deixassem pra última hora justamente para evitar espera em filas ou tumulto. Nosso objetivo é facilitar o acesso aos benefícios do programa e garantir que todos os contribuintes negociem seus débitos com tranquilidade", conclui. [Kayla Pachêco - ASCOM]