Policiais militares do 3º Batalhão da PM, com sede em Imperatriz, prenderam, na madrugada desse domingo (7), três policiais militares do estado do Pará acusados de milícia privada.
Os militares presos são Wanderson Vieira de Sousa, 29 anos; Francivaldo do Amaral Dias, 28 anos; Werbeton Moura Araújo, 24 anos. Em poder dos policiais, foram apreendidas uma pistola .40, uma pistola 380, uma escopeta de repetição calibre 12, munição e um facão.
As prisões aconteceram no povoado Água Viva, no município de Davinópolis, a 18 km de Imperatriz. Os militares presos foram trazidos para o Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz e entregues ao delegado plantonista, Carlos Alberto Brasil.
Os três foram autuados em flagrante delito por crime de milícia privada, de acordo com o artigo 288-A, do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de 4 a 8 anos de reclusão. Os policiais foram autuados também por porte ilegal de arma de fogo.
O Delegado Brasil informou que os militares paraenses, a serviço de uma candidata a prefeita de Davinópolis, estavam realizando revistas em pessoas, porque havia a suspeita de que elas estavam no povoado Água Viva comprando votos para o candidato adversário. Com os policiais, foram recolhidos santinhos da candidata, os quais também foram levados para a Delegacia Regional.
Outros municípios
O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, confirmou a existência de milícias que atuaram em vários municípios maranhenses durante as eleições. Cerca de 12 policiais, agentes penitenciários ou bombeiros foram presos em todo o estado.
De acordo com o gestor, as primeiras prisões aconteceram no último sábado (6), quando quatro policiais de São Paulo foram presos em Santa Inês suspeitos de fazer a segurança de um candidato a prefeito da região.
A mesma situação aconteceu em São Raimundo Doca Bezerra, na microrregião do Médio Mearim, onde dois agentes penitenciários do Piauí foram autuados em flagrante durante uma blitz fazendo a segurança pessoal de um candidato a prefeito em Esperantinópolis.
Comentários