A Associação Regional dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar de Imperatriz, Açailândia e Região anunciou para hoje uma paralisação geral em todo o Maranhão.
Em Imperatriz, os policiais e bombeiros militares farão uma passeata que vai iniciar às 8 horas, na sede da associação, localizada na Rua Leôncio Pires Dourado, próximo à antiga Cooperleite, passando pelas principais ruas do centro até a Câmara de Vereadores, onde os militares farão o uso da palavra.
Ainda em passeata, os militares seguirão para a Praça de Fátima, onde ficarão acampados em constantes manifestações até que as autoridades se sensibilizem e resolvam o problema.
Os policiais e bombeiros militares reivindicam: dignidade humana; reposição de perdas salariais dos últimos anos; regulamentação da carga horária de serviços nos termos previstos na constituição federal de 1988; implantação de adicional noturno nos termos da constituição; fim da aplicação do regulamento disciplinar do Exército para os policiais e bombeiros militares; garantir promoção de policiais e bombeiros por tempo de serviço previsto em lei; anistia e o fim de represália a policiais e bombeiros envolvidos no movimento.
Esses, segundo os militares, são os principais motivos da paralisação, conforme carta aberta à população. O final da carta diz: “Temos convicção da necessidade de prestar tais esclarecimentos à sociedade, por entender que as reivindicações da categoria não são apenas corporativistas, mas, sobretudo, de interesse de toda a população maranhense, a quem pedimos apoio e força”.