A 3ª turma do Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural (COSAR) estará nos próximos dias nas ruas do Maranhão para reforçar as ações de combate ao crime organizado no interior do estado. “O curso tem um rol de instruções muito diversificado, porém todos voltados com a finalidade de prevenir e capturar assaltantes. Claro que uma vez que o Cosar está na região, pode atuar em qualquer ocorrência, roubo, roubo de veículo, tráfico de droga, entre outras ações da atividade de um policial. Mas o preparo deles é para o patrulhamento da região com o rastreio e perseguição de assaltantes no interior das matas, dando cabo a esse tipo de quadrilha, principalmente para o combate aos assaltos a bancos”, destacou o comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Gomes Pereira.
O evento de enceramento da 3ª turma do Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural foi realizada, na terça-feira (18), no Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau. Nesta etapa, 25 homens da Polícia Militar, sendo 12 da capital e 13 do interior, concluíram o curso, que teve duração de 48 dias. “Estes homens devem se juntar com os outros policiais do Cosar que fizeram parte das duas primeiras turmas para reforçar as ações de combate ao crime em todo o estado. Nós temos obtido um resultado muito bom nos municípios em que os homens das primeiras turmas atuam. Em Presidente Dutra, as ações dos bandidos podem ser consideradas mínimas, após a inserção do Cosar na região”, ressaltou o comandante.
Além de Presidente Dutra, local onde foi instalada a primeira base, mais 3 serão implantadas nesta etapa. De imediato estão previstas para este mês as bases de Bacabal e Maracaçumé. Até o final do ano o projeto é de expandir a base para o município de Buriticupu, assim como em outras regiões. As bases darão apoio às demais unidades da polícia, realizando o policiamento ostensivo, com barreiras nas cidades e nas estradas vicinais, além do trabalho de inteligência.
Comentários