Policiais militares do 15º BPM e equipes da Delegacia Regional de Bacabal estão intensificando buscas para recapturar os internos que fugiram da Unidade Prisional de Bacabal, distante 249 quilômetros de São Luís. As ações já resultaram na recaptura de 9 dos 24 apenados que conseguiram empreender fuga no final da tarde da última quinta-feira, dia 7, por volta das 16h.
Foram detidos: Elbis Lennon Vale da Silva, com pena condenatória de 28 anos (latrocínio e outros crimes); Hilton Carlos Martins, com pena condenatória de 28 anos (latrocínio e outros crimes); Franklin Kleiton Sousa de Amorim; Luís Carlos dos Santos; Paulo dos Santos Silva; Joabe Pereira Correia; Jailson S. Santos, Gilson Carlos Ferreira da Silva, Kleidson Michael Borges, conhecido pelo vulgo de “Dançarino”.
De acordo com o tenente-coronel Egídio Soares, comandante do 15º BPM, os detentos Elbis Silva e Hilton Martins teriam sido apontados como os mentores da rebelião. As informações repassadas pelo coronel dão conta que os internos que estavam em nove celas iniciaram uma rebelião que terminou pela depredação das instalações do presídio, o que culminou com a fuga. O presídio, que fica no Povoado Piratininga, às margens da BR-316, comportava 71 internos, sendo que os que não conseguiram fugir foram abrigados em tendas para passar a noite.
O delegado regional Carlos Alessandro, de Bacabal, reinterou que a fuga foi iniciada de maneira rápida, onde os presos queimaram vários objetos para dificultar a visibilidade e conseguirem fugir. A fumaça foi muito intensa e muitos internos tiveram problemas ao inalar a fumaça, os quais foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As buscas ainda continuam visando a recaptura dos demais foragidos. O juiz Jocelmo Souza Gomes e a promotora Klícia Luíza Castro de Menezes estiveram no início da noite de quinta-feira (7), na unidade prisional, onde realizaram vistorias visando uma rápida iniciação de reforma nas instalações, o que aconteceu a partir dessa sexta-feira (8).
O delegado Alessandro informou que os presos recapturados foram encaminhados para o 1º Distrito de Policial de Bacabal, para serem ouvidos e serão transferidos imediatamente para São Luís.