Os comandantes do 3º e 14º Batalhões da Polícia Militar, com sedes em Imperatriz, tenentes coronéis Antonio Markus Lima e Edeilson Carvalho, respectivamente, se uniram e lançaram uma operação cujo objetivo é o combate a roubos de motos e porte ilegal de arma de fogo. Esses dois crimes aumentaram muito em Imperatriz nos últimos meses.
Na questão de roubo e furto de motocicletas, somente na noite de sexta-feira (29) foram registrados dois casos. Durante a semana, quatro já tinham sido alvos de inversão de posse ilegal, chegando a seis o número até essa sexta-feira. Somente este ano, 35 motocicletas já foram roubadas ou furtadas em Imperatriz e menos da metade foi recuperada, conforme números levantados pela Polícia Militar.
O número de armas de fogo em circulação em Imperatriz também tem aumentado nos últimos meses, mesmo com a polícia tendo tirado várias de circulação este ano. Na semana passada, foram retiradas seis armas de fogo de circulação, além de várias munições.
Na ação da Polícia Militar na noite de sexta-feira, uma arma de fogo foi retirada de circulação. O revólver calibre 38, com seis munições, se encontrava com um jovem, que foi preso por policiais do 14º Batalhão da Polícia Militar e conduzido ao Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, onde foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e munições.
Essa operação tem como objetivo também o combate ao tráfico de droga, bem como documentação irregular de veículos e motos. Em Imperatriz, a condução de veículos por menores, principalmente motocicletas, é muito grande. É comum ver menores de até 12 anos conduzindo motos. Nos bairros da periferia, é normal.
Os comandantes dos dois batalhões informaram a O PROGRESSO que a operação vai continuar em horários e locais que somente serão definidos na hora e em pontos estratégicos de Imperatriz.
Comentários