Revólvers e pistolas apreendidos em Imperatriz - Divulgação

Diversas armas foram retiradas de circulação por policiais dos dois Batalhões de Imperatriz, 3° e 14° BPM. Segundo o comandante do 3° BPM, Tenente Coronel Paulo Alfredo Donjie Oliveira, só neste mês de março 28 armas de fogo foram retiradas de circulação na segunda maior cidade do Maranhão. 

A maioria das armas de fogo retiradas de circulação em Imperatriz é oriunda de bocas de fumo, de uso dos traficantes, como também trocadas por droga, além das que foram apreendidas durante revista em pessoas em veículos e até em casa, depois de denúncias. As armas, normalmente são revólveres, pistolas, espingardas e até réplicas. As réplicas são usadas para a prática de assaltos e servem como ameaça contra as vítimas. 
O tenente Tenente Coronel Paulo Alfredo Donjie Oliveira  destacou que o trabalho dos policiais está voltado para prevenção, possibilitando tranquilidade à comunidade. “As apreensões de armas de fogo e demais apreensões são reflexo do bom trabalho realizado por todos nas áreas dos dois Batalhões”, destacou o comandante Donjie. 
Em praticamente todas as apreensões de armas, os militares prenderam os seus portadores, que foram autuados por porte ou posse ilegal de arma de fogo. Entretanto, por se tratar de um crime afiançavel, normalmente essas pessoas são liberadas, mediante pagamento da fiança. Mas o processo continua e a pessoa autuada em flagrante responde em liberdade e pode ser punida. A pena pode ser convertida em serviços sociais, incluindo distribuição de uma certa quantidade de alimentos a pessoas carentes ou entidades .