De cunho especial, a Polícia Militar iniciou nessa quinta-feira (2) a operação para a segurança nas eleições, que serão realizadas neste domingo em todo o Brasil. Na manhã dessa quinta-feira, ocorreu a formação de 289 policiais que vão atuar nos municípios do interior e na sede.
Dos policiais que vão atuar no pleito deste ano, 57 serão destinados para cidades da região onde vão reforçar o policiamento e garantir a segurança do pleito. No serviço operacional em Imperatriz, 79 homens vão ficar distribuídos em motocicletas e carros para o policiamento normal na cidade.
Para os 75 locais de votação de responsabilidade do 3º BPM foram deslocados 140 policiais para garantir a segurança. A Tropa de Choque também estará de prontidão para qualquer ocorrência, assim como os 10 militares que atuam no Grupo Tático Aéreo (GTA), que vai atender toda a tocantina, sul e central do estado.
Com relação às ocorrências, o comandante do 3º BPM, Antonio Markus Lima, informou que os crimes eleitorais são de competência da justiça federal, mas a Polícia Federal terá apoio da Polícia Militar, e se houver qualquer alteração, será encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal e da Polícia Civil.
“A Polícia Militar sabe que tem que se postar 100 metros das urnas nos locais de votação. Só vai atuar quando for chamada pelos mesários, promotores ou juízes para atender às ocorrências”, enfatizou Markus Lima.
As cidades que vão receber reforços da Polícia Militar são: Amarante, Montes Altos, Davinópolis, Cidelândia, Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, Campestre, Formosa da Serra Negra, Lajeado, Porto Franco, Sítio Novo, São João do Paraíso, Bom Jesus das Selvas, Bela Vista, Pio XII e Vila Nova dos Martírios.
Neste ano, 189.770 eleitores estão aptos a votar na Comarca de Imperatriz, que compreende as zonas eleitorais 33º, 65º e 92º. Do total de eleitores, 164.565 é o número de eleitores do colégio eleitoral só de Imperatriz, o segundo do estado, que contará com 101 locais de votação, onde serão distribuídas as 535 sessões. A cidade de Imperatriz é responsável ainda por três municípios: Davinópolis, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.
O Tenente Coronel Markus Lima informou que a Lei Seca começará ser cumprida das 18 horas deste sábado (4) até a 00h00 de segunda-feira (6). Quem for pego ingerindo bebida alcoólica estará cometendo um crime eleitoral.
Publicado em Polícia na Edição Nº 15122
Comentários