Polícia Militar do Maranhão completa 184 anos de glórias - ASCOM/SSP-MA

A Polícia Militar do Maranhão realizou na tarde de quarta-feira (17), solenidade alusiva ao aniversário de 184 anos. O evento foi marcado pela presença do alto comando da instituição, além do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto e da Banda de Música da PMMA.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, agradeceu ao governador do estado, Flávio Dino, e ao secretário de Segurança, Jefferson Portela, pelos investimentos no aparelhamento da PM. O comandante agradeceu aos bravos policiais que no exercício da profissão doaram suas vidas para garantir a ordem e proteger vidas. Ele destacou ainda todos os policiais militares que em meio ao momento da crise sanitária, permanecem garantindo a paz e a ordem social. Ao final, agradeceu a Deus pelo momento histórico que a Polícia Militar vive.
O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, agradeceu todo empenho da tropa parabenizando a instituição que está próxima de seus duzentos anos. O secretário agradeceu ao governador do estado, ao comando da PM e todos os policiais militares, homens e mulheres que garantem o direito de ir e vir de cada cidadão maranhense. O secretário falou da força que PMMA tem, e sempre estará ao lado da Instituição e fará o que for possível para contribuir com ela em todo estado do Maranhão.
Breve Histórico - A Polícia Militar do Maranhão foi criada através da Lei Provincial nº 21 de 17/06/1836, com o nome de “Corpo de Polícia da Província do Maranhão”; constituída por um Estado-Maior e 4 Companhias de Infantaria, totalizando 412 policiais, sendo  o seu efetivo composto por Major (Comandante), Alferes (Ajudante), Sargento (secretário) e Sargento (quartel-mestre).
A instituição ao longo de 115 anos recebeur várias denominações, tais como, “Corpo de Segurança Pública”, “Corpo de Infantaria”, “Corpo Militar do Estado”, “Batalhão Policial do Estado”, “Força Policial Militar do Estado”, “Brigada Auxiliar do Norte” e “Polícia Militar do Maranhão”, em 1951.
A interiorização começou a partir de 1841, com a Lei nº 110, de 28 de agosto, que criou o “Corpo de Guardas Campestres”; seguida da Lei nº 872, de 5 de abril de 1920, que fixou o efetivo de 250 policiais para o sertão maranhense. Entretanto, a partir de 1966, com a Lei nº 2704, de 12 de outubro, além da criação da Companhia Escola, foram criados ainda, 2 Batalhões de Polícia (BPM): o 1º BPM  e o 2º BPM, responsáveis respectivamente  pelo policiamento da capital  e do interior do Estado.
A primeira turma de oficiais PM, com Curso de Formação de Oficiais – CFO, formou-se em 1966, na Academia de  Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; daí em diante teve formações em outras Academias de diferentes Estados, tais como: Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Goiás. Com a criação da Academia de Polícia Militar do Maranhão, através da Lei 5657, de 1993, passamos a formar oficiais, tendo a primeira turma 29 (vinte e nove).