161 armas de fogo já foram apreendidas este ano em São Luís

São Luís - Só durante o primeiro semestre de 2012, de janeiro a maio, já foram apreendidas 161 armas de fogo e 2.097 armas brancas em vários bairros da capital maranhense.
Desde o início do ano várias operações da Polícia Militar tentam tirar das mãos dos bandidos as armas utilizadas nos diversos crimes que ocorrem na capital. Com esse objetivo, o Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) levantou os dados das apreensões feitas durante o primeiro semestre de 2012.
O comandante do CPM, coronel Jeferson Telles, informou a O Imparcial que até o mês de maio já foram apreendidas 161 armas de fogo.
Fazendo um cálculo, em cinco meses são 1,05 armas por dia. “Nos últimos quatro anos, só nós, do CPM, já apreendemos cerca de 1.200 armas, sendo 353 em 2009, 404 em 2010 e 334 no ano passado, e até esse semestre, já são 161”, disse o coronel.
Segundo informações do comandante, “as ações e operações do CPM se dão em horários e áreas determinadas, onde se faz uma varredura em becos e ruelas na capital”. Uma das ações, a “Duas Rodas”, intensifica o combate a assaltos e estupros, visando a apreensão de drogas, veículos roubados e armas.
O policiamento conta também com o apoio do Batalhão de Choque com a “Operação Tornado”, que atinge bairros como Parque Vitória, Alto do Turu, Bairro de Fátima e Coroadinho. Já o comando tático do 9º Batalhão da Polícia Militar já conseguiu diminuir o índice de criminalidade e aumentar a apreensão de armas.
O comandante afirmou que “por conta dessas operações, houve uma queda expressiva no número de crimes como homicídio e também houve um avanço nas buscas por armas de fogo e brancas”.
Ainda segundo informações do coronel, os bairros onde há maior número de armas apreendidas são: Cidade Olímpica, Liberdade, Coroadinho, Vila Pirâmide, Bairro de Fátima. Os resultados, para ele, são satisfatórios, pois “as ações representam um contributo inestimável para o estatuto do desarmamento”, completou.