A Polícia Federal realizou a “Operação Eleazar” na manhã desta quarta-feira (12), tendo como objetivo a desarticulação de uma organização criminosa que estava realizando saques fraudulentos de precatórios, cumprindo 12 mandados, sendo eles divididos em prisão, busca e apreensão, afastamento de função e bloqueio de contas bancárias. A operação foi realizada nos municípios de Zé Doca, Nova Olinda do Maranhão e São Luís.
De acordo com informações fornecidas pela Polícia Federal (PF), a operação teve início após um saque ser realizado na cidade de Capivara de Baixo, em Santa Catarina, sendo assim obtidas as informações sobre fraudes similares em diversas agências do banco.
Os suspeitos se aproximavam de advogados através de um aplicativo de mensagens, assim eles conseguiam fazer o levantamento dos precatórios utilizando documentos falsos, que eram feitos principalmente em cartórios do Maranhão e Piauí. Para não levantar suspeitas, após o saque, os suspeitos realizavam várias movimentações bancárias para conta de terceiros.
Os suspeitos poderão ser indiciados por organização criminosa, estelionato, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro.
Comentários