Policiais civis, militares e agentes penitenciários reprimiram um princípio de motim, que aconteceu na noite dessa sexta-feira (14), na Delegacia Regional de Imperatriz.
Segundo informações, o princípio de motim aconteceu na cela de número um e o motivo teria sido porque dois presos foram renegados por outros companheiros de cela, os quais exigiram a transferência dos dois para outra cela da delegacia.
Os detentos que tentaram se amotinar colocaram fogo em papéis e papelões que se encontravam na cela. Os dois presos foram vítimas de agressões. Os detentos forçaram as grades da cela e a gritaria foi muito grande.
Em função disso, e principalmente porque o número de agentes penitenciários era insuficiente para impedir uma possível rebelião de presos, as Polícias Civil e Militar foram acionadas. Os policiais civis que estavam de plantão deram apoio aos agentes penitenciários. A Polícia Militar foi para o local com a Força Tática (FT), Grupamento de Operações Especiais (GOE) e uma Rádio Patrulha. O Corpo de Bombeiros foi acionado em função de que os detentos atearam fogo em papéis e papelões.
Com a chegada da força policial, o tumulto se acabou, os dois detentos que teriam sido o motivo do princípio de motim foram transferidos para a antessala e nesta segunda-feira deverão ser levados para a Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis (UPRD).
A população carcerária na Delegacia Regional de Imperatriz é de 92 detentos para uma capacidade de menos da metade. Segundo o que foi informado na semana passada, pelo gestor da Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP), em Imperatriz, com o término das obras de 20 celas que estão sendo erguidas na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), todos os detentos da DRI serão transferidos para aquela unidade prisional.
As novas celas da CCPJ abrirão vagas para 160 detentos e a unidade prisional na Delegacia Regional será desativada. Lá ficarão apenas os presos correcionais. Depois de serem autuados em flagrante delito, serão levados para outros locais.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14506
Polícia e agentes penitenciários reprimem início de motim na Delegacia Regional
O Corpo de Bombeiros foi acionado em virtude de que os presos colocaram fogo em papéis
Comentários