Até o início da noite dessa segunda-feira (23), a polícia ainda tinha conseguido recapturar nenhum dos quatro presos que escaparam do Presídio São Luís 2, que faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, nesse domingo (22), em São Luís. A informação foi passada pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), na manhã dessa segunda-feira (23).
A fuga aconteceu por volta de 13h30, durante o horário de visitas de familiares. Os detentos serraram as grades da cela e renderam os seguranças. Nove presos estavam na cela, mas apenas quatro conseguiram fugir. Eles foram identificados como João Herbert Cunha Cantanhede, Júlio César Silva Pereira, Reginaldo Cardoso da Silva e Railson Araújo Sousa.
Policiais militares do Grupo Tático Aéreo (GTA) e agentes do Grupo Especial de Operações Penitenciárias foram mobilizados para as buscas dos fugitivos e recontagem dos detentos.
Esta é a segunda fuga registrada em 2015. Em fevereiro, três detentos fugiram do Presídio São Luís 3, classificado como de segurança média e inaugurado em 2014. Na ocasião, os detentos estavam no pátio do presídio quando teriam conseguido escalar o muro e fugir.
Dois foram recapturados em Imperatriz quando de uma tentativa de assalto à agência dos Correios da Bernardo Sayão. São eles: Nilson da Silva Sousa, vulgo ‘Diferente’, e Marinaldo Assunção Roxo, 32 anos, vulgo “Cerequinha”.
No último dia 13, dois detentos foram encontrados mortos no Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Os presos foram identificados como Rogério Correia de Jesus e Otávio de Jesus Ferreira. Estas foram as primeiras mortes registradas no Complexo de Pedrinhas este ano. Em 2014, 16 presos morreram no sistema penitenciário do Maranhão. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Homicídios.
Comentários