A Polícia Civil do Maranhão, por meio da 15ª Delegacia de Barra do Corda, apresentou nesta quarta-feira (11) os avanços da segurança pública no combate aos crimes de homicídios no municípios daquela regional.
No comparativo do primeiro semestre de 2019 com o mesmo período do ano passado, houve a redução de 54% dos crimes de homicídio na cidade de Barra do Corda. À proporção que diminuem os crimes contra a vida, há um aumento de 23% para 71% na elucidação dos homicídios, no mesmo período de referência.
Com a crescente repressão e investigação por parte da Polícia Civil, que tem atuado dessa forma em todos os homicídios – independente da vítima e do suspeito – o indivíduo teme em praticar um homicídio, pois tem a certeza que será investigado e, provavelmente, preso. Assim, “O aumento na elucidação dos homicídios reflete na sua redução, uma vez que antes os criminosos matavam livremente, na certeza da impunidade”, analisa o delegado Renilto Ferreira.
Situação parecida ocorreu, por exemplo, na 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pedreiras, onde houve uma redução em 13% no número de homicídios e de 19% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais – CVLI, que são latrocínios e lesão corporal seguida de morte, em toda a Regional de Pedreiras – MA. Redução apresentada no comparativo entre o primeiro semestre de 2018 e 2019.
No caso da cidade de Barra do Corda, esses dados são frutos do trabalho da Polícia Civil, mas a ele se somam os esforços da Polícia Militar que trabalha em parceria com a Polícia Judiciária, contribuindo e tornando possível essa redução de crimes contra a vida.
“Agradecemos de forma especial a cada cidadão que colaborou e tem colaborado com nossas investigações, sendo nossos olhos e ouvidos em cada rua desta cidade e que, confiando no nosso trabalho, tem nos ajudado com informações precisas e nos levado a esses dados históricos de combate a homicídios em Barra do Corda”, comemora o delegado regional, Renilto Ferreira.
Comentários