Por determinação da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), policiais civis do município de São Mateus cumpriram um mandado de prisão preventiva em desfavor do lavrador e vaqueiro Carlos Gonzaga Rodrigues Pereira, 39 anos, natural de Anajatuba.
Ele é acusado de cometer agressão física contra um idoso e ainda suspeito de porte ilegal de arma de fogo e de vários assaltos em cidades do Maranhão.
De acordo com a Polícia Civil, Carlos Gonzaga, além de ter sido preso pelos referidos crimes, também pode estar envolvido no atentado contra o cigano Antônio Carlos Sobral Rocha, 29 anos, ocorrido na Vila Nazaré ou ‘Vila dos Ciganos’, na cidade de Miranda do Norte, interior do Maranhão.
Na ocasião do crime, de acordo com o delegado José Henrique, da cidade de São Mateus, o cigano teria sido atingido no braço por uma bala de escopeta calibre 12. Na ação criminosa, o lavrador preso e mais três pessoas teriam cometido uma emboscada para a vítima.
Para o delegado César Veloso, lotado na SPCI, havia várias denúncias de que o lavrador teria agredido um idoso. Em função desta ocorrência, a Polícia obteve provas do envolvimento nos outros crimes e encaminhou solicitação ao Poder Judiciário de Anajatuba, que expediu um mandado de prisão pelo crime.
Carlos Gonzaga também foi preso pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, quando foi denunciado. Com ele, a Polícia apreendeu uma escopeta calibre 12 com doze munições.
Com base em investigações, a Polícia também obteve informações de que ele é suspeito de cometer vários assaltos em estradas nos municípios de São Mateus, Alto Alegre, Matões do Norte, Chapadinha, Coroatá, entre outros. Segundo levantamentos, a mira do acusado e dos demais comparsas era sempre motocicletas e veículos que transitavam na localidade.
Depoimentos - Em depoimento prestado nas dependências da SPCI, Carlos Gonzaga relatou à Polícia que há uma rixa contra o cigano Antonio Carlos. Ele teria vitimado dois homens identificados apenas como ‘Nego’ e ‘Alejadinho’ que seriam próximos de Carlos Gonzaga.
O lavrador relatou ainda que cigano já tentou matá-lo em outra oportunidade. Durante o depoimento, Carlos Gonzaga falou que a escopeta teria sido comprada para se defender do cigano.
Os procedimentos a serem feitos agora, segundo o delegado Cesar Veloso, é a instauração de um inquérito policial para apurar todas as acusações e desavenças entre os dois. “O inquérito policial é justamente para isso. Levantar provas de todas essas acusações e rixa entre ambos”, disse o delegado.
A princípio, Carlos Gonzaga está sendo preso pelos crimes de porte ilegal de arma e agressão física contra um idoso. Já as demais acusações serão investigadas pela Polícia Civil.
Carlos Gonzaga Rodrigues Pereira será encaminhado para o Centro de Triagem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde aguardará o término dos procedimentos judiciais.
Com base nos registros policiais, o cigano Antônio Carlos Sobral Rocha é conhecido por assaltos e homicídios em várias cidades do interior do estado. Ele ainda responde por dois mandados de prisão por assalto e tentativa de homicídio.