A Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) e o Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizaram, na manhã dessa quinta-feira (19), uma operação para cumprir mandados de busca, apreensão e de prisão temporária de supostos membros de uma organização criminosa que praticava fraudes em processos licitatórios e desvio de verbas. A operação foi realizada nos municípios de São Luís e Santa Quitéria.

De acordo com o promotor de justiça Luiz Eduardo Braga Lacerda, a organização criminosa realizava uma divisão específica de tarefas em crimes relacionados a fraudes em processos licitatórios, desvio e apropriação de verbas públicas na gestão do ex-prefeito Sebastião de Araújo Moreira e contava com a participação de agentes públicos e particulares do município.
A investigação apurou que o município de Santa Quitéria realizou procedimentos licitatórios para a contratação de serviços e de locação de veículos. A licitação teria sido direcionada para beneficiar a empresa Translumar – Limpeza Urbana e Transporte Maranhense. Foi constatado que a Translumar não exercia suas atividades no endereço indicado como sua sede, não possuía veículos em seu nome não tinha funcionários registrados. Ainda segundo as investigações, foi levantado que em Santa Quitéria foi realizado o pagamento em favor da empresa no valor de R$ 3,2 milhões de reais.
As medidas cautelares foram solicitadas pelas Promotoria de Justiça de Santa Quitéria, a 2ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).