A Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão determinou a Superintendência Estadual de Investigações Criminais - SEIC que enviasse integrantes de seu Grupo de Resposta Tática – GRT ao Estado do Ceará, pois, por solicitação da Polícia Civil Cearense o GRT/ SEIC foi responsável por ministrar aulas do Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), que ocorreu na capital, Fortaleza, durante os meses de junho e julho deste ano.
O GRT/SEIC se encarregou da cadeira de Combates Armados em Recintos Confinados, com o principal objetivo de resgatar reféns. Utilizando munição real em pistolas e submetralhadoras calibre (.40) os alunos do COTE praticaram exaustivamente simulações de resgate de reféns em casa e edificações próprias para impactações de tiros.
Além de policiais civis e militares do Ceará, participaram do curso profissionais da segurança dos estados do Amazonas e do Mato Grosso. Dos 40 alunos que iniciaram os treinamentos, foram aprovados 16 dentro da metodologia do curso
Ao final de sua etapa de instrução, o GRT considerou um sucesso o treinamento dos alunos e a integração com o Grupo Tático da Polícia Civil do Ceará chamado UTO – Unidade Tático Operacional. Por fim, a Polícia Civil cearense agradeceu ao Delegado Geral do Maranhão, Lawrence Melo, e ao Superintendente da SEIC, Thiago Bardal, pela cessão do GRT.
Comentários