Quadrilheiros presos na região de Balsas na operação “Maranhão Seguro” da Polícia Civil

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da equipe de investigadores da 11ª Delegacia Regional de Balsas, chefiada pelo delegado Fagno Vieira, desarticulou uma quadrilha interestadual de furto e receptação de carga de grãos e recuperou em torno de 300 toneladas de soja, desviada de fazendas da região de Balsas.

Na madrugada de quinta-feira (31), enquanto participava da operação Maranhão Seguro, a equipe foi informada sobre uma movimentação estranha de homens em uma pick-up branca no pátio de uma pousada no Povoado Buritirana município de Loreto.
“Chegamos ao local e procuramos o proprietário da pousada que informou a presença dos homens trocando a carga de um caminhão que havia quebrado e que não se achava mais no local. Abordamos dois homens que estavam no caminhão para o qual havia sido transferida a carga, identificados por Aureliano Fonseca Damasceno e Valdineres Pereira dos Santos. Investigados sobre a origem da soja. Não souberam explicar, cometendo várias contradições, confessaram que a carga de soja era desviada. Contaram que o sr. José Wilson de Sousa Pimentel da cidade de Bertolínia (PI), proprietário de um armazém de grãos, os havia contratado”, disse o delegado Fagno Vieira. 
Ao investigar as conversas no Whatsapp do motorista com o receptador, foi descoberto agendamento de uma descarga de 20 toneladas de soja para quinta-feira (31) no mesmo local e que sexta-feira (1°) essa carga toda seria entregue a um comprador em Balsas.
O motorista preso orientado pela polícia e concordou em continuar pelo Whatsapp a conversa como se nada tivesse acontecendo, com o monitoramento da polícia. José Wilson avisou do perigo na estrada e disse os nomes dos caminhoneiros que levariam a carga, para fazer o transbordo em local combinado. E avisou o horário da saída de Balsas dos caminhoneiros.
De posse dos nomes, a polícia descobriu as características dos caminhões e em uma viatura descaracterizada os seguiram, no local combinado as 4 carretas pararam e ficaram esperando. Depois de algum tempo decidiram seguir viagem e uns 30 km após pararam em um posto onde foram abordados pelos  investigadores.
Dos oito envolvidos no caso presos, quatro foram identificados: José Flávio dos Santos Ferreira, vulgo, Mayk Tisson; Mauro Charles da Silva, vulgo ‘Pica-Pau’; Kennedy Rodrigues Ribeiro, ‘ Keninho, e Washington Alves de Siqueira Filho, o ‘Neném’.
Na operação foram apreendidas 5 carretas com cerca de 230 toneladas de soja, mais 70 toneladas em um depósito, perfazendo um total de 300 toneladas de soja apreendidas, R$ 400 mil em espécie  e uma pick-up Saveiro branca. Sete pessoas identificadas, que já atuavam a algum tempo no desvio de soja. Foram presas e atuadas em flagrante por associação criminosa e receptação de furto, artigos 180 e 288 do código penal Brasileiro.